(RE)INVENÇÕES CURRICULARES E COTIDIANAS: A DIVERSIDADE POSTA EM PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7639

Palavras-chave:

Personalidades Negras, Invisibilidade, Educação Antirracista, Decolonialidade, Currículo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar a relevância de personalidades negras adentrarem o currículo escolar a fim de diversificá-lo tendo em vista que a maioria de personalidades e autores propagados cânones é composta por sujeitos não negros. O percurso metodológico se constituiu no levantamento bibliográfico das obras e biografias de personalidades apontadas pelo texto, bem como na análise da bibliografia que trata da temática curricular com vistas à decolonialidade e à Educação antirracista.  Entendendo que a consideração com a diversidade étnico-racial é um princípio do ensino previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, visamos, com este trabalho, compreender a importância de esta não ficar restrita aos discursos, mas se apresentar nas ações cotidianas que se estabelecem nos espaços escolares. Para tanto, apresentaremos alguns exemplos de personalidades negras e suas respectivas contribuições para ratificar o que Gomes (2012) salienta sobre a necessidade de descolonizar o pensamento e, consequentemente, os currículos escolares.

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Biografia do Autor

Maria Alice Garcia de Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Professora Regente, SME-RJ e SME-PMDC / Mestranda de Ensino no Programa de Pós-Graduação em Básica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEB - CAp UERJ) / Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas (GPMC).

Cláudia Gomes Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Professora Regente, SME-PMDC/ Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Básica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEB - CAp UERJ) / Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas (GPMC) / Aluna do Curso de Especialização EREREBÁ do Colégio Pedro II.

Ana Lúcia da Silva Raia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Professora da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Psicomotora e Metodologia de Ensino do 2.º Grau, mestranda (UERJ) do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), orientanda da Profª Drª Mônica Regina Ferreira Lins e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas (Grupo interinstitucional).

Mônica da Silva Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio, Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Pedagoga estatutária da Universidade Federal do Rio de Janeiro como Pedagoga, Membro da Câmara de Políticas Raciais e da Comissão de Heteroidentificação.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Mattos, M. A. G. de, Cruz, C. G., Raia, A. L. da S., & Gomes, M. da S. (2020). (RE)INVENÇÕES CURRICULARES E COTIDIANAS: A DIVERSIDADE POSTA EM PRÁTICA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 95-110. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7639

Edição

Seção

Artigos