O USO DO GOOGLE SALA DE AULA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7865

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Google Sala de Aula, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumo

O mundo atual é marcado por uma série de mudanças que estão afetando o modo de ver, viver, ser e de pensar do homem. Esse movimento, cujo lado mais explorado e comentado é denominado globalização, vem-se acirrando e se acelerando nas últimas décadas. Esse processo tem ocorrido em paralelo ao avanço tecnológico, mais intrinsecamente associado à evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Tais mudanças têm impulsionado o incremento de novas metodologias de ensino. Em vista disso, este estudo teve como objetivo investigar sobre o conhecimento dos professores acerca do Google Sala de Aula bem como seu uso no processo de ensino aprendizagem. Nosso corpo empírico foi composto por professores dos cursos profissionalizantes: Técnicos em Administração, Agente Comunitário de Saúde e Magistério, da Escola Estadual Coronel Idalino Ribeiro. Como instrumento para coleta de dados, utilizamos um questionário sobre o uso das tecnologias em sala de aula com nove professores. A pesquisa evidenciou que, de modo geral os professores fazem uso de algumas tecnologias como computador e datashow para apresentação e transmissão de conteúdo, mas notou-se que o uso de outros recursos tecnológicos ou até mesmo o uso do laboratório em práticas pedagógicas ainda é pouco explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Ferreira Castro e Marques, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Brasil

Licenciada em Computação pela UFJF; Discente da Pós-Graduação em Informática na Educação, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Luciana Canário Mendes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Brasil

Doutora (2018), Mestre (2013), Especialista (2012) e Licenciada em Pedagogia (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). É pesquisadora vinculada aos Grupos de Estudos e Pesquisas Didático-Pedagógicas (IFNMG), na linha Saberes Docentes e Práticas de Ensino e no Museu Pedagógico/UESB: a Educação Escolar e Não-Escolar.

Referências

ANTONIO JÚNIOR, Wagner; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Objetos de Aprendizagem Virtuais: Material Didático para a Educação Básica, (2005). Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 4 (2), p. 73-84.

ARAÚJO, Helenice Maria Costa. O uso das ferramentas do aplicativo “Google Sala de Aula” no ensino de matemática. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nas). Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2016.

BERNARDO, Saulo Fernando. Contribuições do google sala de aula para o ensino de idiomas: relato de experiência. Google Classroom Contributions to Language Teaching: An Experience Report. XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança. Centro de Convenções de Pernambuco. 2017, p.1-14.

CORD, Brigitte. Internet et pédagogie – état des lieux. Disponivel em:

wwwadm.admp6.jussieu.fr/fp/uaginternetetp/definition_travail_colboratif.htm>

Acesso em: 04 dez. 2020.

DAUDT, Luciano. Seis ferramentas do google sala de aula que vão incrementar sua aula. Disponível em: <https://www.qinetwork.com.br/6-ferramentas-do-google-sala-de-aula-que-vao-incrementar-sua-aula/>. Acesso em: 02 out. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

______. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. 11. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Péricles Varella et al. Aprendizagem Colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem: a experiência inédita da PUC-PR. Revista Diálogo Educacional, v. 3, n. 6, p. 11-27, jul. 2002. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4804>. Acesso em: 02 out. 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. 6 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1996.

MENDES, Alexandre. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Disponível em: https://imasters.com.br/devsecops/tic-muita-gente-esta-comentando-mas-voce-sabe-o-que-e>. Acesso em: 25 set. 2020.

MIRANDA, Guilhermina Lobato et al. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 3, n. 2007, p. 41-50, 2007.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marida Aparecida, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Campinas, SP; Ed, Papirus. 10 ed. 2006.

MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Educação em diálogo. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SCUISATO, Dione Aparecida Sanches. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2500-8.pdf> Acesso em

set. 2020.

SILVA, Flávia Cristina dos Santos; BARCELOS, Gilmara Teixeira. Sala de Aula Invertida: uso do Google Classroom no estudo de História. Anais do 9º Congresso Integrado da Tecnologia da Informação. 2017.

SOUZA, A.; SOUZA, F. Uso da Plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: Relato de aplicação no ensino médio. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação), Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Rio Tinto, 2016.

WITT, Dan. Acelere a aprendizagem com o Google Apps for Education, 2015. Disponível em: <https://danwittwcdsbca.wordpress.com/2015/08/16/accelerate-learning-with-google-apps-for-education/#content>. Acesso em: 18 set. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Marques, D. F. C. e, & Mendes, L. C. (2020). O USO DO GOOGLE SALA DE AULA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 256-269. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7865

Edição

Seção

Artigos