VALIDAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE DESMATAMENTO NA PERSPECTIVA CTSA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7897

Palavras-chave:

Questões Sociocientificas, Ensino de Ciências, Desmatamento, Educação CTSA

Resumo

Neste artigo analisamos como professores/as de Ciências em formação inicial e professores da educação básica avaliam uma proposta didática com base em uma Questão Sociocientífica sobre desmatamento na perspectiva CTSA para os anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um recorte da pesquisa de conclusão de curso de graduação em Pedagogia realizado entre os anos de 2019 e 2020. Os instrumentos para produção de dados foram: a observação, registros fotográficos e questionários respondidos por licenciandos professores atuantes na educação básica. Podemos destacar que as convergências citadas por ambos os grupos foram referentes a possibilidade da QSC permitirem a reflexões críticas e desenvolver nos estudantes o ideal de participação diante de problemas socioambientais locais. As concepções divergiram em aspectos relacionados a adequação de algumas termos e questões norteadoras e sua adequação para a idade-série em que foi planejada, indicando a possibilidade de ajustes na SD, visando atender a todas as críticas e avaliações apontadas pelos professores para iniciar a sua aplicação em sala de aula. Em suma, todos os participantes afirmaram que a SD permite a mobilização de conteúdos relacionados a CTSA e que é necessário motivar a participação dos alunos nesta idade frente a problemas socioambientais do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Fátima dos Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP).

Maria Aparecida da Silva Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atua no Centro de Formação de Professores. Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA-UEFS.

Referências

ANDRADE, M. A. S. Construção e aplicação de uma sequência didática colaborativa a partir de uma questão sociocientífica sobre agrotóxicos na perspectiva CTSA. 2015. 234 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

ANDRADE, M, A, S. Diálogos entre a abordagem de Questões Sociocientíficas sob o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e a pedagogia freireana no contexto da formação de professores/as de Ciências para os Anos Iniciais. 2020. 382p. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS, 2020.

ARAUJO. L.H.S. Pontes e portas no Ensino de Ciências nas series iniciais do Ensino Fundamental: Uma leitura freireana da abordagem ctsa. 2010.F.46. Monografia- Licenciatura em Pedagogia. UFERJ. CCH. Escola de Educação. Rio de Janeiro.

AULER, D. Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): modalidades, problemas e perspectivas no ensino de física. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2002. Florianópolis: SBF, 2002. P. 22.32.

ARRAES, R. A.; MARIANO, F. Z., SIMONASSI, A. G. Causas do Desmatamento no Brasil e seu Ordenamento no Contexto Mundial. Revista Especial sobre Ruralidades, Piracicaba-SP, vol. 50, nº 1, p. 119-140, 2012.

BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS. I. F. O agronegócio e a atuação da burguesia agrária: considerações da luta de classes no campo. Serviço Social & Sociedade, v. 12, n. 131, p. 175-195, 2018.

CAREGNATO, R. C. A E MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Revista Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684, 2006.

CASTRO. J.L.S., et al. Mata ciliar: importância e funcionamento. IBEAS – Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental Campo Grande/MS – p 234-242, Campo Grande, 2017.

CONRADO, D, M. Questões Sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017. 239 p. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

CONRADO, D.M.; NUNES-NETO, N, F. Questões Sociocientíficas e dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos no ensino de ciências. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Org.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 77-118.

DETONI, T. L.; DONDONI, P. C.; PADILHA, E. A. A escassez da água: um olhar global sobre a sustentabilidade e a consciência acadêmica. Revista Ciências Administrativas, v.14, n.12, p.109-126, 2007.

FARIAS, M, H, C, S. et al. Impacto dos Assentamentos Rurais no Desmatamento da Amazônia. Mercator, Fortaleza, v. 17,n. 13, p.17-27, 2018.

_________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

_________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

_________. Política e educação: Ensaios. São Paulo: Cortez, 1995.

GRYNSZPAN, D. Educação Ambiental em uma Perspectiva CTSA: orientações teórico-metodológicas par práticas investigativas. In: Alexandre de Gusmão Pedrini; Carlos Hiroo Saito. (Org.). Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2014, v. 1, p. 93-110.

MARTÍNEZ-PÉREZ L. F. P. Questões sociocientíficas na prática docente:

Ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Ed. UNESP, 2012.

MARTÍNEZ-PÉREZ, L. F. M.; CARVALHO, W. L. P. C. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa. v. 9, n. 12, p. 123-137, 2012.

MUENCHEN, C. et al. Enfoque CTS: configurações curriculares sensíveis à temas contemporâneos. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru, SP, 2005.

PASINE, F. S. A Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch: história, fundamentos e seu nicho no universo da Agricultura Sustentável. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Conservação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

RATCLIFFE. M. GRACE. M. Science education for citizenship: teaching socio-scientific issues. Maidenhe ad: Open University Press, 2003.

ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p.357-368, 2007.

SAMBUICHI, R.H.R. Restauração florestal. In: SAMBUICHI, R.H.R., MIELKE, M.S., and

PEREIRA, C.E., org. Nossas árvores: conservação, uso e manejo de árvores nativas no sul da Bahia [online]. Ilhéus, BA: Editus, 2009, pp. 69-93.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2002.

SANTOS, T, S. Alfabetização científica e o uso de questões sociocientíficas no ensino de ecologia: uma experiência no contexto de lagarto – SE. 2018. 182 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, 2018.

SILVA, R. L. J.; STRIEDER, R. B. A falta de água no bairro: educação CTS com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017, p. 1-15.

VISSICARO, S. P.; FIGUEIRÔA, S. F. M.; ARAÚJO, M. S. de. Questões sociocientíficas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o tema água em evidência. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1596-1609, 2016.

VAZ, F. P.; FAGUNDES, A. B.; PINHEIRO, N. A. M. O surgimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação: Uma revisão. Anais do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.

ZABALA, A. As sequências Didáticas e as Sequências de Conteúdo. ZABALA, A. A prática educativa. São Paulo: Artmed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 53-85.

ZEIDLER, D. et al. Beyond STS: A Research-based Framework for Socioscientific Issues Education, Science Education, n. 89, p.357–377, 2005.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, A. F. dos S., & Andrade, M. A. da S. (2020). VALIDAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE DESMATAMENTO NA PERSPECTIVA CTSA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 231-255. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7897

Edição

Seção

Artigos