SABERES E NÃO SABERES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7899

Palavras-chave:

Saberes docentes, (Não) saberes, Estado do Conhecimento, Língua Portuguesa

Resumo

Este estudo traz dados de uma pesquisa denominada estado do conhecimento, a partir dos anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), utilizando os descritores “Saberes docentes” e “(não)saberes docentes”, com o recorte dos encontros realizados nos anos de 2008 a 2016. Com o objetivo conhecer os saberes e os (não) saberes de professores de Língua Portuguesa (LP), publicados nos anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Fornece um mapeamento quantitativo dos trabalhos que tem abordado a temática saber e não saber docente dentro da área de Língua Portuguesa (LP). Para discussão dos dados, utiliza-se o referencial teórico dos trabalhos de Gauthier (2013), Tardif (2014), Ferreira (2014), para fundamentar, apoiamos também em outros autores que estudam a formação de professores e o ensino de Língua Portuguesa (LP). Os dados da pesquisa mostram que os saberes docentes foram abordados em todos os níveis de ensino e revelam o perfil e os (não) saberes que envolvem a ação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Porto Pires, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Pedagoga e Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (versão final). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

CAMPOS, Lucas Santos. A negação prefixal na história da língua portuguesa. 2004. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador – BA, 2004.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2 ed. Editora: Nova Fronteira S.A. Rio de janeiro, 1986.

FALSARELLA, Ana Maria. Sobre a reprodução do não saber. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, SP. Anais [...]. Campinas/SP: ENDIPE (Unicamp), 2012.

FERREIRA, Lucia Gracia. Professoras da zona rural: formação, identidade, saberes e práticas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014.

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3.ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2013.

LEAL, Leiva de Figueiredo Viana. A enunciação discursiva de professores sobre seus saberes e suas práticas docentes. In: XVIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: ENDIPE-UFMT, 2016.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por escrito: Porto Alegre, v 5, nº 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 13 nov. 2020.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo, Ed. Parábola, 2010.

SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos cenpec: São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 13 nov. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2003.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Pires, M. das G. P. (2020). SABERES E NÃO SABERES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 360-374. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7899

Edição

Seção

Artigos