CIÊNCIA E SOCIEDADE CIVIL SOB NECROPOLÍTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8100

Palavras-chave:

Ciência, Educação, Necropolíticas, Negacionismo, Reacionarismo

Resumo

Neste artigo, por meio de evidências, fatos e teorias científicas, buscamos racionalizar elementos do cotidiano provenientes do reacionarismo e negacionismo mais recentes no Brasil e no mundo. O reacionarismo e negacionismo são modos de pensar e agir que compõe a estrutura política da extrema-direita mundial e são partes cruciais de movimentos anticiência e de políticas progressistas. Também integram o que chamamos de necropolítica, uma ordem de ações que impulsionam desigualdades sociais no mundo todo e que tem tido guarida no Brasil por meio do fenômeno do Bolsonarismo. Neste contexto, analisamos o cotidiano reacionário e negacionista da extrema-direita mundial e do Brasil, a fim de entender as motivações e as consequências nos mais diversos e importantes âmbitos que compõe a sociedade civil, tendo como foco a ciência, a educação e a saúde.

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Biografia do Autor

Everton Henrique Eleutério Fargoni, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Pedagogo, Pesquisador e Mestrando em Educação na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Membro pesquisador do eixo ‘Produção de Conhecimento’ da Rede Universitas/BR.  

Mayna Zacarias, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Pedagoga, Mestranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

William Augusto Vicente, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Graduando em Licenciatura em Filosofia na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Professor Titular do Departamento de Educação – DEd e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal de São Carlos. Livre-Docente em Educação na Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Fargoni, E. H. E., Zacarias, M., Vicente, W. A., & Silva Júnior, J. dos R. (2021). CIÊNCIA E SOCIEDADE CIVIL SOB NECROPOLÍTICAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 15-33. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8100

Edição

Seção

Dossiê Temático