ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LETRAS LIBRAS: INTERLOCUÇÃO COM AS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8115

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Tradução de Português-Libras, Formação, Prática Reflexiva, Didática da Tradução

Resumo

Neste artigo descreve-se um caso de projeto de estágio supervisionado em curso de Letras Libras bacharelado realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, para formação de tradutor-intérprete de Libras-português, contribuindo para a compreensão desse tipo de formação e de aspectos da didática da tradução. Assim, objetiva-se construir reflexões sobre sua realização como ensino remoto. Toma-se como base autores dos estudos da tradução (HURTADO ALBIR, 2005) e estudos linguísticos, principalmente, em uma perspectiva dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2017). Desenvolve-se um estudo de caso com base em documentos e vivências didático pedagógicas. Utiliza-se o projeto do curso, normativas da universidade para o período de pandemia e ensino remoto e plano de ensino da disciplina de estágio de tradução; analisa-se o projeto de tradução e os espaços de interação entre professores, alunos e supervisores. Evidencia-se o diálogo entre a dimensão pedagógica, o uso de projeto de tradução e o momento singular que os sujeitos vivem, discutindo-se sobre os aspectos subjetivos, afetivos e de ensino e aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Neiva de Aquino Albres, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular do Departamento de Libras – DLSB e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução –PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina.  Pós-doutorado em Educação na Universidade de São Paulo - USP.

Ana Gabriela Dutra Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular do Departamento de Libras – DLSB e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução –PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina.  Pós-doutorado em Educação na Universidade de São Paulo - USP. 

Marília Duarte da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Tradutora-intérprete de Libras e português formada no curso de Letras Libras - bacharelado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Albres, N. de A., Santos, A. G. D., & Silva, M. D. da. (2021). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LETRAS LIBRAS: INTERLOCUÇÃO COM AS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8115

Edição

Seção

Dossiê Temático