AÇÕES DO PODER PÚBLICO E DAS COMUNIDADES NA LUTA PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CARIRI PARAIBANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8165

Palavras-chave:

Educação do Campo, Direito à Educação, Fechamento de Escolas campesinas, Cariri Paraibano

Resumo

O presente trabalho resulta da pesquisa de conclusão do curso de licenciatura em Educação do Campo, cujo objeto de estudo foram as ações do poder público e da comunidade no fechamento de escolas no município de Sumé (PB). A abordagem dialética contribuiu para compreender as ações realizadas no processo de fechamento e de resistência, a partir dos procedimentos de análise documental e de entrevista com os sujeitos diretamente envolvidos no processo.  Para a análise das informações usamos o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), o que contribuiu para identificar, da parte do poder público, a ênfase nos argumentos econômicos para manter a escola com poucos alunos no campo, o argumento pedagógico de que a escola seriada na sede do município melhora a qualidade da aprendizagem e o argumento do fechamento das escolas como solução para extinguir as turmas multisseriadas. No que se refere às comunidades, identificamos ações de questionar o fechamento como algo natural, a visão da escola na comunidade como direito e a compreensão da escola como um espaço coletivo de vivência cultural, social e afetiva para a comunidade.

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Danilo de Souza Farias, Universidade Federal de Campina Grande - Brasil

Mestrando em Educação no PPGED\UFCG. Licenciado em Educação do Campo\UFCG\CDSA. Membro do Nupeforp\Rede Peccs

Maria do Socorro Silva, Universidade Federal de Campina Grande - Brasil

Doutora em Educação. Professora do PPGED\UFCG e vinculada a UEDUC\CDSA. Membro do Nupeforp\Resab\Rede Peccs.

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Farias, D. de S., & Silva, M. do S. (2021). AÇÕES DO PODER PÚBLICO E DAS COMUNIDADES NA LUTA PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CARIRI PARAIBANO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 89-114. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8165

Edição

Seção

Dossiê Temático