ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MÚSICA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8900

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Licenciatura em Música, Ensino Remoto

Resumo

Por meio deste relato de experiência, o texto pretende discutir questões relacionadas à viabilidade e aplicabilidade do estágio supervisionado em música realizado de forma remota, a partir das atividades desenvolvidas no componente Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em música da UEFS, refletindo sobre seus benefícios e desafios para a formação docente. O texto aborda o panorama curricular e administrativo do estágio em música na universidade, além de enfatizar de que forma a instituição regulamentou a realização de atividades remotas e como os estágios supervisionados se inseriram nesse contexto. O estágio supervisionado foi realizado em contexto não escolar de forma remota, cujo aporte teórico é um recorte das temáticas trabalhadas no componente curricular, destacando o ensino de música em espaços não escolares, como projetos de inclusão sócio musical e a extensão universitária. Foi possível verificar que uma parte significativa dos processos de ensino e aprendizagem no estágio cumpriu seus objetivos. Assim, é correto afirmar que a prática desenvolvida contribuiu no processo de formação, contudo entendemos que a mesma não substitui a experiência de sala de aula presencial, sendo um caminho possível dentro das diferentes formas de aprender e ensinar.

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Biografia do Autor

Tais Dantas da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2014), mestre em educação Musical (2010) e Bacharel em Instrumento violoncelo (2004) pela mesma universidade. Professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), responsável pelos componentes Educação Musical, Prática de Conjunto e Estágio Supervisionado. É lider do Sonoridades - Grupo de Pesquisa em Música, onde desenvolve o projeto de pesquisa “Propostas Pedagógicas para o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais”. Coordena o Programa de Extensão Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais da UEFS e a Orquestra Sinfônica da UEFS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em educação musical e execução musical, atuando nos seguintes temas: formação de professores, cognição musical, performance musical, ensino coletivo de instrumentos musicais, ensino de violoncelo, formação e criação de grupos musicais.

 

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva, T. D. da. (2021). ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MÚSICA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8900

Edição

Seção

Dossiê Temático