ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MÚSICA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8900Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Licenciatura em Música, Ensino RemotoResumo
Por meio deste relato de experiência, o texto pretende discutir questões relacionadas à viabilidade e aplicabilidade do estágio supervisionado em música realizado de forma remota, a partir das atividades desenvolvidas no componente Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em música da UEFS, refletindo sobre seus benefícios e desafios para a formação docente. O texto aborda o panorama curricular e administrativo do estágio em música na universidade, além de enfatizar de que forma a instituição regulamentou a realização de atividades remotas e como os estágios supervisionados se inseriram nesse contexto. O estágio supervisionado foi realizado em contexto não escolar de forma remota, cujo aporte teórico é um recorte das temáticas trabalhadas no componente curricular, destacando o ensino de música em espaços não escolares, como projetos de inclusão sócio musical e a extensão universitária. Foi possível verificar que uma parte significativa dos processos de ensino e aprendizagem no estágio cumpriu seus objetivos. Assim, é correto afirmar que a prática desenvolvida contribuiu no processo de formação, contudo entendemos que a mesma não substitui a experiência de sala de aula presencial, sendo um caminho possível dentro das diferentes formas de aprender e ensinar.
Downloads
Referências
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; BEINEKE, Viviane. A Mobilização de Conhecimentos Práticos no Estágio Supervisionado: um estudo com estagiários de música da UFSM/RS e da udesc/sc. MÚSICA HODIE. Vol. 7 - Nº 2 – 2007. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/musica/article/download/3303/12259/0>. Acesso: 20 abr. 2021.
BRITO, Antonia Edna. Formação Inicial de Professores e o Estágio Supervisionado: Experiência Formadora? Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 43, p. 158-174, Edição Especial, 2020.
CORTE, Anelise C. Dalla; LEMKE, Cibele K. O Estágio Supervisionado e sua importância para a Formação Docente frente aos Novos Desafios de Ensinar. In: Congresso Nacional de Educação. 12, 20015. Anais... Curitiba: EDUCERE, 2015. p. 1-10.
FERREIRA, Arthur Vianna. Fora do currículo há educação? O projeto de extensão fora da sala de aula: Suas formações e suas práticas educativas não escolares em São Gonçalo. Interagir: pensando a extensão, [S.l.], n. 24, p. 69-78, out. 2018. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/25096/23963>. Acesso em: 19 jun. 2021. doi:https://doi.org/10.12957/interag.2017.25096.
FIALHO, Vania Malagutti. A Orientação do Estágio na Formação de Professores de Música. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara. (ORG). Práticas de ensinar Música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 53-64.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, mar. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso: 28 abr. 2021.
JOLY, Maria Carolina Leme; JOLY, Ilza Zenker Leme. Práticas musicais coletivas: um olhar para a convivência em uma orquestra comunitária. REVISTA DA ABEM. Londrina, v.19, n. 26, 79-91, jul/dez 2011.
KLEBER, Magali. Projetos Sociais e Educação Musical. In: SOUZA, Jusamara. (org). Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 213-236.
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación. Araraquara. V. 7. n. 3, 1-7, 2005. p. 1-7. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1106Barros.pdf. Acesso: 25 abr. 2021.
MARTINS, Marcos Francisco. Educação não escolar: discussão terminológica e mapeamento dos fundamentos das tendências. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 16 - n. 1 - Itajaí, jan-abr 2016. p. 40-61.
MATEIRO, Teresa. A Prática de Ensino na Formação de Professores de Música: aspectos da legislação brasileira. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara. (ORGS). Práticas de ensinar Música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 15-29.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 96, n. 244, p. 561-576, Dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812015000300561&lng=en&nrm=iso>. Acesso: 28 abr. 2021.
______. Sobre Pedagogia e Pedagogos em Espaços não Escolares: apontamentos desde uma síntese de investigação empírica. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 978-995, jul./set. 2017. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n3p978/pdf>. Acesso: 17 jun. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Projeto Político do Curso de Licenciatura em Música. Disponível em: < http://www.musica.uefs.br/arquivos/File/Documentos_Importantes/ppp_licemus.pdf>. Acesso: 17 de jun. 2021.
______. Conselho Superior de Ensino pesquisa e Extensão. Resolução nº131/2020, de 25 de março de 2020. Regulamenta, em caráter excepcional, a adoção de atividades de ensino remoto para os cursos de graduação da UEFS. Bahia: CONSEPE, 2020. Disponível em: http://www.prograd.uefs.br/arquivos/File/RESOLUCOES/CONSEPE/2020/resolconsepe1312020.pdf. Acesso: 28 abr. 2021.
______. Procedimentos Orientadores do Estágio Durante a Pandemia. [online]. Disponível na Internet via Portal SEI Bahia. Processo 071.3750.2021.0005106-22. 23 mar. 2021. 17 de jun. 2021.
VEBLEN, Kari. The many ways of community music. International Journal of Community Music. 1(1):5-21. August 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/233716431_The_many_ways_of_community_music. Acesso: 29 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.