AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10347

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Educação Química, Mapeamento

Resumo

A pesquisa tem grande potencial formativo e é com a elaboração do trabalho de conclusão de curso que muitos dos licenciandos têm sua primeira experiência como professor-pesquisador. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo identificar as linhas temáticas do Ensino de Química e os conteúdos específicos presentes em trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e seus reflexos para a formação do professor-pesquisador. Para obter tais dados, foram investigados os conceitos químicos estruturantes e as linhas temáticas da Educação Química presentes em trinta e seis monografias de Licenciatura em Química defendidas no período de 2014 a 2018. O método de análise utilizado foi a análise de conteúdo. A partir dos dados obtidos foi possível constatar que a linha experimentação no Ensino de Química é a que possui uma maior quantidade de pesquisas. Em relação aos conceitos químicos estruturantes, Funções Orgânicas é o mais citado. Desta maneira, além de conhecer as tendências das pesquisas realizadas na Licenciatura em Química deste curso em específico, este trabalho apresenta o potencial que a monografia tem no processo de formação do pesquisador, além de proporcionar mais estudos e compreensões sobre as pesquisas realizadas na área de Ensino de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly de Santana Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC) e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB

Mara A. Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Líder do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (PƎQUI) do CFP/UFRB e Membro do grupo de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB.

José Gilberto da Silva , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutorado pela UFMG; Professor Associado do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB.

Elisa Prestes Massena , Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA – Brasil. Professora Titular do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da mesma instituição.

Referências

ALEXANDRINO, Daniela Marques; QUEIROZ, Salete Linhares. Pesquisas do tipo estado arte sobre o Ensino de Química no Brasil (2000-2016). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 3, p. 638-655, 2020. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_3_7_ex1703_335.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.

BAIRD, Colin. Química Ambiental. Tradução de Maria Angeles Lobo Recio, Luiz Carlos Marques Carrera. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. 1. ed. Edições 70. São Paulo, 2011.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; BRICCIA, Viviane. Ciências na Educação Infantil: O que dizem as pesquisas e documentos oficiais?. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, v. 2, n. 6, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10093. Acesso em: 22 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 148, n. 221-A, Edição Extra, p. 1-4, 18 nov. 2011. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=2000&pagina=1&data=18/11/2011. Acesso em: 13 dez. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 72, p. 46-49, 15 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D. Acesso em: 01 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Cruz das Almas, UFRB, 2019.

CHASSOT, Attico. Para que (m) é útil o ensino? 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

CRUZ, Roberto Moraes; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MOSCON, Daniela Campos Bahia; MICHELETTO, Marcos Ricardo Datti; STICCA, Marina Greghi; CARLOTTO, Mary Sandra; ESTEVES, Germano Gabriel Lima; DELBEN, Paola Barros. Qualidade da redação científica: desafio à formação de pesquisadores e à publicação. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 20, n. 1, p. I-II, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572020000100001. Acesso em: 2 fev. 2022.

FERNANDES, Simone Aparecida et al. Conceitos, Procedimentos e Atitudes no Ensino de Ciências: avaliando uma aula sobre fungos no Ensino Fundamental. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 1, p. 69-82, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7223. Acesso em: 28 mar. 2022.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.

FERREIRA, Lucia Gracia; FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Adriana Guerra. Fazer Docente: reflexões sobre formação, trabalho e especificidades das áreas de atuação docente. In: FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. C. S. N. Formação Docente: Identidade, Diversidade e Saberes. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2014. p. 77-88.

FRANCISCO JÚNIOR, Wilmo; PETERNELE, Wilson Sacchi; YAMASHITA, Miyuki. A formação de professores de química no estado de Rondônia: necessidades e apontamentos. Química Nova na escola, v. 31, n. 2, p. 113-122, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_2/09-PEQ-9408.pdf. Acesso em: 2 fev. 2022.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, v. 39, p. 83-92, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9L8b38v48WBQSQVRX63BMsw/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.

LORENZETTI, Leonir; SILVA, Thiago Felipe; BUENO, Tafiny Nayara Nunes. A Pesquisa em Ensino de Química e sua relação com a prática docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 12, n.1, p. 1-28, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020/pdf. Acesso em: 13 nov. 2020.

MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de química. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

MALDANER, Otavio Aloisio. A pós-graduação e a formação do educador químico: tendências e perspectivas. In ROSA, M. I. P.; ROSSI, A. V. (Org.). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. 2. ed. Campinas, SP: Átomo, 2012. p. 269- 288.

MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Proposições metodológicas para o Ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Revista em extensão, v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20391/10861. Acesso em: 02 fev. 2022.

MASCARENHAS, Hanna Pinheiro; SILVA, José Gilberto; SILVA, Mara A. Alves. Contextualizando o Ensino de Química na Formação Inicial do Professor: analisando os limites e potencialidades de uma oficina temática sobre cerveja artesanal. Interespaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 7, p. 1-21, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.e202134. Acesso em: 02 fev. 2022.

MASSENA, Elisa Prestes; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira Costa. Marcas do currículo na formação do licenciando: uma análise a partir dos temas de Trabalhos Finais de Curso da Licenciatura em Química da UFRJ (1998-2008). Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, p. 10-18, 2011. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/02-EA8009.pdf. Acesso em 18 mar. 2022.

MÓL, Gerson de Souza. O Ensino da Química no ano Internacional da Química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2011. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1591/770. Acesso em: 02 fev. 2022.

MÓL, Gerson de Souza. Pesquisa qualitativa em Ensino de Química. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 495-513, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/140/96. Acesso em: 02 fev. 2022.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROSA, Paulo Ricardo. Uma introdução a pesquisa qualitativa em Ensino de Ciências. Campo Grande: Editora da UFMS, 2013.

RUSSEL, John. Química Geral. Tradução e revisão técnica de Márcia Guekezian; Maria Cristina Ricci; Maria Elizabeth Brotto; Maria Olívia A. Mengod; Paulo César Pinheiro; Sonia Braunstein Faldini; Wagner José Saldanha. 2. ed. v. 1 São Paulo: Pearson Makron Books, 1994a.

RUSSEL, John. Química Geral. Tradução e revisão técnica de Márcia Guekezian; Maria Cristina Ricci; Maria Elizabeth Brotto; Maria Olívia A. Mengod; Paulo César Pinheiro; Sonia Braunstein Faldini; Wagner José Saldanha. 2. ed. v. 2. São Paulo: Pearson Makron Books, 1994b.

SANTANA, Kelly de Santana. Mapeamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso na Licenciatura em Química: uma análise documental das produções acadêmicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, BA, 2019.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira; PORTO, Paulo Alves. A pesquisa em Ensino de Química como área estratégica para o desenvolvimento da química. Química Nova, v. 36, n. 10, p. 1570-1576, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-40422013001000014. Acesso em: 2 fev. 2022.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ANTUNES-SOUZA, Thiago. O desenvolvimento da Pesquisa em Educação e o seu reconhecimento no Campo Científico da Química. Educação Química en Punto de Vista, v. 2, n. 1, 2018. Disponível: https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1049. Acesso em: 2 fev. 2022.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação Química no Brasil: 25 anos de ENEQ- Encontro Nacional de Ensino de Química. In: ROSA, M. I. P.; ROSSI, A. V. (Org.). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. 2. ed. Campinas, SP: Átomo, 2012. p. 17-38.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química nova, v. 25, Supl. 1, p. 14-24, 2002. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=5258. Acesso em: 24 fev. 2022.

SILVA, Angélica Fátima dos Santos; ANDRADE, Maria Aparecida da Silva. Validação de sequência didática a partir de uma questão sociocientífica sobre desmatamento na perspectiva CTSA para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 2, p. 231-255, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7897. Acesso em: 28 mar. 2022.

SILVA, Mara Aparecida Alves; SILVA, José Gilberto. Docência Universitária em Química: reflexões sobre a formação acadêmica e a atuação profissional dos professores universitários. In: Lúcia Gracia Ferreira; Márcia Mineiro; Mara A. Alves da Silva. (Org.). Docência universitária e formação docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, p. 77-92.

SILVA, Mara Aparecida Alves; FERREIRA, Lúcia Gracia; SILVA, José Gilberto. A Ludicidade e/ou Lúdico no Ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no ENEQ. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, p. 39-57, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.2505. Acesso em: 2 fev. 2022.

SILVA, Railane dos Santos; SILVA, Mara Aparecida Alves; SILVA, José Gilberto. Os limites e potencialidades de uma oficina temática como estratégia para o Ensino de Química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, p. 207-230, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7197. Acesso em: 2 fev. 2022.

SILVA, Mara Aparecida Alves da. Docência universitária na Licenciatura em Química: uma análise dos saberes de experiência e da ação pedagógica. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2021.

SILVA, Mara Aparecida Alves da. Ciência, tecnologia e sociedade, experimentação e formação inicial de professores de química: explorando possibilidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA, 2016.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; REZENDE, Daisy e Brito. O ensino de química e os 40 anos da SBQ: o desafio do crescimento e os novos horizontes. Química Nova, v. 40, n. 6, p. 656-662, 2017. Disponível em: https://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170078. Acesso em 2 fev. 2022.

SOUSA, Lidiane; LEMOS, Jesus. Perfil dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso (Brasil). Revista Espacios, v. 39, n. 29, p. 4-13, 2018. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a18v39n29/a18v39n29p04.pdf. Acesso em: 24 fev. 2022.

STANZANI, Enio de Lorena; OBARA, Cassia Emi; PASSOS, Marinez Meneghello. Pesquisas em Ensino de Química e a Formação de Professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9., 2013, Águas de Lindóia-SP. Atas... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013. p. 1-8. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1385-1.pdf. Acesso em: 2 fev. 2022.

TEIXEIRA, Carin Gomes. Mapeamento dos trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura em Educação Física na UFPEL. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2016.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campo. Metodologia da Pesquisa Científica. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2009.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Santana, K. de S. ., Silva, M. A. A. da ., Silva , J. G. da, & Massena , E. P. (2022). AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10347

Edição

Seção

Dossiê Temático