ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS POTENCIALIZADORAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10379

Palavras-chave:

Jogos Didáticos, Estratégias Didáticas, Ensino de Química, Kahoot

Resumo

Quando se trata do Ensino de Química nas escolas, percebe-se que, na maioria das vezes, à abordagem se restringe ao tradicional, em que o professor transmite conhecimentos e os aprendizes são meros receptores. Além disso, é um componente curricular visto pelos estudantes de difícil compreensão, apresentando dificuldades e baixos rendimentos. Diante disso, esta pesquisa visa debater estratégias didáticas potencializadoras no ensino e aprendizagem de Química, com objetivo de promover aulas contextualizadas, com linguagem acessível e estimular os discentes a serem protagonistas na busca de conhecimentos. Inicialmente, foram realizadas pesquisas sobre estratégias que promovam um maior aproveitamento nas aulas de Química. E em seguida, foram confeccionados e aplicados jogos didáticos nas turmas das 2ª e 3ª séries do ensino médio, em uma escola pública, localizada em Barreira-CE. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa, com levantamento de informações e dados durante a aplicação dos jogos. Os resultados apontam que as estratégias metodológicas utilizadas contribuíram para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de   Química, possibilitando aos discentes, e ao docente, uma experiência motivadora na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Maria Mabelle Pereira Costa Paiva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduada no Curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Aluísio Marques da Fonseca, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Professor Associado III do curso de Licenciatura em Química ICEN/UNILAB; Líder do grupo de pesquisa GIQ - Grupo Interdisciplinar em Química.

Regilany Paulo Colares, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Professora Adjunta II do curso de Licenciatura em Química ICEN/UNILAB; Membro do grupo de pesquisa GIQ - Grupo Interdisciplinar em Química.

 

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Paiva, M. M. P. C., Fonseca, A. M. da, & Colares, R. P. . (2022). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS POTENCIALIZADORAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10379

Edição

Seção

Dossiê Temático