ELEMENTOS PARA SE PENSAR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOCENTE NO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11015

Palavras-chave:

Organização do Trabalho Pedagógico, Professores da Educação Básica, Pandemia, COVID-19, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

A organização do trabalho pedagógico dos professores sofre os efeitos do agravamento da crise educacional provocada pela pandemia da COVID-19. Orientados a estruturarem seus trabalhos, excepcionalmente, por meio de atividades remotas, os professores vivenciam o desafio de planejarem novas reconfigurações que possam atender as necessidades de aprendizagem dos seus alunos. Observando essa problemática, o estudo objetiva identificar as mudanças e os desafios na organização do trabalho pedagógico do professor, considerando o planejamento, a reconfiguração do espaço-tempo de ensino-aprendizagem, as interações entre professor e alunos, no contexto do ensino remoto emergencial. Para isso optou-se por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, fazendo uso do questionário como instrumento para coleta de dados, juntos aos professores da Educação Básica, da região do Médio Sudoeste da Bahia. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise temática (BARDIN, 2010). Participaram 24 professores dos anos iniciais/finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das redes públicas e particulares. Os resultados apontaram que os professores precisaram reconfigurar a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) que passaram a incluir as interfaces digitais e impactou no aumento da jornada de trabalho e na necessidade de formação continuada. Estas e outras demandas do Ensino Remoto Emergencial (ERE), acabaram por desencadear desgastes físicos e mentais. O acompanhamento da gestão/coordenação junto ao trabalho dos professores foi intensificado, porém, houve uma significativa diminuição nos aspectos da interação e motivação, junto aos alunos, dado que revela condições de vulnerabilidade social e econômica dos nossos alunos e professores. Portanto, o ERE trouxe significativas mudanças na Organização do Trabalho Pedagógico dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bah

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE).  Professora Adjunta da Universidade Estadual   do   Sudoeste   da   Bahia (UESB).   Professora   do   Programa   de   Pós-Graduação   em  Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB). Pós-doutoranda do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (CEPEP/ CNPq/UFRB).

Michelle Cristina da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista do Programa de Iniciação Cientifica (UESB). Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Ed. revista e atualizada. Lisboa (Portugal): Edições 70, 2010.

BRASIL. Medida Provisória 934, de 01 de abril de 2020. Governo Federal. Altera as normas que regulamentam o ano letivo em escolas e instituições de ensino de todo país. 2020a.

BRASIL. Parecer 05/2020 de 28 de abril de 2020. Conselho Pleno/ Conselho Nacional de Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020b.

CABRAL, Rosangela Costa Soares; MOREIRA, Joana da Rocha; DAMASCENO, Allan Rocha. Educação inclusiva em tempos de barbárie: questões sobre os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, 2021. p. 360-374.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Livia Andrade.; FERREIRA, Lúcia Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Vol. 13, Nº. 31, Jan./Abr. 2021. p. 992-1016.

CRUZ, Lilian Moreira; MOURA, Edite Marques de; MENEZES, Cláudia Celestes Lima Costa. Contributos freirianos para Formação Continuada de professores/as em contexto de pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 5, p. 1-16, 2021.

D’ÁVILA, Cristina. Planejamento do processo de ensino e aprendizagem: uma abordagem crítico-cosntrutiva: dinâmica e estruturantes didáticos. In: D’ÁVILA, Cristina.; MADEIRA, Ana Verena. Ateliê Didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 67-89.

FÉLIX, Carlos Marcelo Cavalheiro. Escola pública, formação docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, p. 1-19, 2021.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. O coordenador pedagógico e a organização do trabalho escolar no contexto da pandemia. Humanidades & Inovação. v. 8, n. 61. p. 318-336, 2021.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, p. 1-28, 2021.

FERRAZ, Roselane Duarte. Os saberes docentes e relações interativas no contexto da formação de professores em exercício. In: FERREIRA, Lúcia Gracia; SANTOS, Fábio Viana; FERRAZ, Roselane Duarte; SILVA, Mara. A. Alves da. (Orgs.). Ensino, Diversidade e Formação Docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p: 293-318.

FERRAZ, Roselane Duarte; SILVA, Aída Maria Monteiro. Planejamento de ensino no Parfor: pensar e organizar práticas pedagógicas na formação para professores em exercício. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p.154- 176, 2021.

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial, n.09. p.1-19. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras, v. 13, n. 1, jan./jun., 2021, p. 323-344.

FERREIRA, Lúcia Gracia; ABREU, Roberta Melo de Andrade. Características e desafios dos/nos anos iniciais do ensino fundamental: vozes de estagiários. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, 2021. p. 1-31. 2021.

FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. 2020. p. 283-299.

FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

GIL, Antônio. Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GAUTHIER, Clemont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998.

LEITE, Maria Laís dos Santos; TORRES, Geovane Gesteira Sales; CUNHA, Rocelly Dayane Teotonio da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas(os) brasileiras(os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. p. 7-30.

MAUAD, Samara; FREITAS, Léa G. de. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado em educação em tempos de pandemia da COVID-19. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-27.

MORAIS, Erivania Melo de. O estágio supervisionado de formação docente em tempos de ensino remoto: os desafios de uma formação crítica e reflexiva. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-16.

OLIVEIRA, Tiago Melo de; SANTOS, Fábio Viana. “Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”: educação básica em tempos de pandemia. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 99–106, 2020.

PACHECO, José; EGGERTSDÓTTIR, Rósa; MARINÓSSON, Gretar L. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe docente. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006.

PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020.

PÉREZ GÓMEZ, Angel L. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTAN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel L. Compreender e transformar o ensino. Tradução Ernani F. da Fonseca Rosa. 4 ed. São Paulo: Artmed, 1998, p. 13-26.

RIBEIRO, Djeissom Silva; FERREIRA, Lúcia Gracia. O estágio supervisionado em gestão escolar: construindo alternativas para a formação docente em tempos de ensino remoto. Espaço Acadêmico. v. 21, n. 233, mar./abr., p. 04-15. 2022.

RUSSO, Miguel Henrique. Planejamento e burocracia na prática escolar: sentidos que assumem na escola pública. RBPAE, v. 32, n. 1, p. 193-210, jan./abr. 2016.

SANTOS, Marcia Eliza de Godoi; OLIVEIRA, Adriana Leonidas de. Educação em tempos de pandemia: projeto de vida de jovens do ensino médio. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-19.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro começa agora: da pandemia a utopia. São Paulo: Boitempo, 2021.

SILVA, Francisco. Thiago. Currículo de transição: uma saída para a educação pós-pandemia. [online], 2020.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-19, 4 out. 2020.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar, 2021.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Estágio Remoto Emergencial: refrações de um conceito para o ensino. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 4, p. 1-15. 2021.

TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-24.

VINHAS, Thaís; SANTOS, Lorena Michelle Silva dos; BARRETO, Andreia Cristina Freitas. Estágio Supervisionado e Ensino Remoto Emergencial: quais os desafios para a formação docente?. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 176-189, 2021.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TIC Educação, 2019. Coletiva de Impressa, São Paulo, 09 de junho de 2020. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/. Acesso em: 20 jul. 2020.

ZABALA, Antônio. A prática educativa. Como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Ferraz, R. D., Ferreira, L. G., & Silva, M. C. da. (2022). ELEMENTOS PARA SE PENSAR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOCENTE NO ENSINO REMOTO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11015

Edição

Seção

Artigos