TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DA EJAI: NARRATIVAS DE LUTAS E RESISTÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11584

Palavras-chave:

Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Trajetórias, Narrativas, Lutas, Resistência

Resumo

O presente artigo, intitulado “Trajetórias de estudantes da EJAI: narrativas de lutas e resistências”, é resultado de um estudo que objetivou refletir sobre as trajetórias de vida dos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, residentes na comunidade de Macuca, em São Miguel das Matas, na Bahia. Para tanto, a abordagem metodológica trilhada na pesquisa é qualitativa e de campo, tendo como instrumentos para a produção dos dados o questionário e a entrevista semiestruturada com os estudantes ou egressos da Educação de Jovens e Adultos, moradores do referido povoado. Dessa maneira, a pesquisa respalda-se em teóricos clássicos e contemporâneos que contribuíram para melhor compreender a temática, articulando as narrativas dos colaboradores do estudo. Dentre outros, destacam-se principalmente as contribuições das teorias de Freire (1981, 1991, 2017) e Arroyo (2001, 2007, 2017), que contribuíram sobremaneira para compreender os desafios enfrentados pelos sujeitos pesquisados nos diferentes contextos de vida e escolarização. Portanto, as análises realizadas mostram as semelhanças no que tange às trajetórias de vida dos entrevistados, assim como a importância da EJAI em suas vidas. Contudo, a pesquisa provoca indagações contínuas para novos estudos sobre a temática abordada nesta pesquisa.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Claudia Santos Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pós-graduanda em Letras: Português e Literatura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atua na docência da Educação Básica na rede pública municipal de São Miguel das Matas-Bahia

Maria Eurácia Barreto de Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Doutora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Cento de Formação de Professores (CFP). Pesquisadora e líder do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, vinculada ao Programa de Extensão Tecelendo (UFRB/CFP).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Santana, A. C. S., & Andrade, M. E. B. de. (2022). TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DA EJAI: NARRATIVAS DE LUTAS E RESISTÊNCIAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(10), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11584

Edição

Seção

Artigos