TRANSVERSALIDADE ALTERCIENTÍFICA: NARRATIVAS OUTRAS E EPISTEMOLOGIAS À PROCURA DE JUSTIÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7807

Palavras-chave:

Necropolítica, Epistemicídio, Saberes, Diversidade, Educação

Resumo

O presente artigo trata de uma proposição transversal altercientífica que nos instiga em busca de entrelaçar linguagens e construir algumas reflexões para retratar narrativas outras e saberes construídos no eixo Sul Global. Uma produção coletiva que escancara portas para tantas outras discussões e que há tempos já toma forma no discurso da população em geral, principalmente dos/as pessoas negros/as e indígenas, que se veem representados/as nas narrativas contemporâneas. Como um movimento de luta e reivindicação de justiça frente ao epistemicídio e a necropolítica que destrói formas de conhecimentos, culturas e vidas que não são assimiladas pela colonialidade do Ocidente branco, propomos uma práxis educativa pautada na diversidade respeitando-se às diferenças, de maneira a produzir forças para os enfrentamentos cotidianos, a promoção de mudanças na forma de se pensar/realizar a Ciência, a Educação, com vista à mudança de compreensão dos sujeitos e do mundo.

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Biografia do Autor

Artur Oriel Pereira, Universidade de São Paulo - Brasil

Pedagogo. Letrólogo. Especialista em Sociopsicologia. Mestre em Educação. Doutorando em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa Temáticas, narrativas e representações árabes, africanas, asiáticas e sul-americanas e de comunidades diaspóricas (USP/CNPq) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa NAP Brasil África (USP/CNPq).

Claudine Dutra Melo, Universidade de São Paulo - Brasil

Historiadora. Especialista em Educação, Cultura e Relações Étnico-raciais. Mestranda em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa Temáticas, narrativas e representações árabes, africanas, asiáticas e sul-americanas e de comunidades diaspóricas (USP/CNPq) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa NAP Brasil África (USP/CNPq).

Daniela Carolina Ernst, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Bióloga. Mestranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação no Instituto Federal Farroupilha (GIEPE-IFFarroupilha) e Grupo de Pesquisa Ethos-Gaia: por uma ciência à serviço da vida. E-mail: daniela.carolina.ernst@gmail.com

Gisleide dos Santos, Universidade de São Paulo - Brasil

Artista Visual. Especialista em Artes Cênicas. Mestranda em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

João Alessandro Frazão Trindade, Universidade de São Paulo - Brasil

Economista. Mestrando em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

José Renato Margarido Galvão, Universidade de São Paulo - Brasil

Letrólogo. Biblioteconomista. Técnico em Documentação e Informação lotado na biblioteca do Museu Republicano de Itu da Universidade de São Paulo. E-mail: renatogalvao@usp.br.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Pereira, A. O., Melo, C. D., Ernst, D. C., dos Santos, G. ., Trindade, J. A. F., & Galvão, J. R. M. (2020). TRANSVERSALIDADE ALTERCIENTÍFICA: NARRATIVAS OUTRAS E EPISTEMOLOGIAS À PROCURA DE JUSTIÇA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 50-76. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7807

Edição

Seção

Artigos