INCLUSION IN EDUCATION AND TEACHER TRAINING IN PERSPECTIVE: AMONG OLD DILEMMAS AND CONTEMPORARY CHALLENGES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8093

Keywords:

Inclusion in Education, Emancipation, Teacher training

Abstract

This article constitutes an effort to foster reflection on teacher training that has been possible, and how this progress in the training process has marked the inclusion in education, especially with regard to welcoming students with disabilities into regular classrooms. We debate aspects related to the dimensions of society, culture, education and training are mainly based on the Critical Theory of Society, especially represented by Theodor Adorno's thinking. We also highlight some authors who dedicate themselves to the themes of teacher training and inclusion in education, such as Ainscow, Damasceno, Carvalho, Costa, allowing the inter (faces) proposed in the epistemic fabric of the text. Our final remarks point to the challenges posed to all resistance teachers in times of pseudo-democracy in Brazil, which implies the understanding that a truly inclusive society supposes, first of all, the recognition of the phenomenon of social exclusion as a feature of contemporary society.

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Author Biographies

Allan Rocha Damasceno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Formação inicial em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedagogo e Psicopedagogo Clínico e Institucional. Mestre e Doutor em Educação, cujas pesquisas possuem ênfase na modalidade de ensino Educação Especial, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). Foi o fundador e Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA, ambos da UFRuralRJ. 

Isabela Damaceno Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integrante do Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ) o qual teve sua dissertação vinculada, com o foco em pesquisar Políticas Públicas para a Formação de Professores, sobretudo no que diz respeito a Educação em sua perspectiva inclusiva, em destaque a modalidade da Educação Especial. Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi bolsista do PIBIC - Iniciação Científica entre 2014-2015 na área de práticas pedagógicas e curriculares no ensino da Educação Física, desenvolvendo trabalhos relacionados as Políticas Públicas de implementação do Currículo Mínimo na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro; Atuou entre 2012-2014 como Monitora de Dança 1 e 2 DEFD/IE/UFRRJ sob a supervisão de professor doutor na área. Atuou como apoio técnico e corpo de baile da Companhia de Dança da UFRRJ, tendo como objetivo captar diferentes formas de expressão e cultura através das experiências corporais. Membro integrante do Laboratório de Pesquisa sobre Estudos do Corpo e Movimento/UFRRJ. Trabalhou como monitora de atividades rítmicas e expressivas no Programa Mais Educação, e desenvolveu no município de Seropédica o papel de Facilitadora Social na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, ministrando aulas de Educação Física em áreas de assentamento, de risco e com alta vulnerabilidade social

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Published

2021-03-31

How to Cite

Damasceno, A. R., & Cruz, I. D. (2021). INCLUSION IN EDUCATION AND TEACHER TRAINING IN PERSPECTIVE: AMONG OLD DILEMMAS AND CONTEMPORARY CHALLENGES. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 71-88. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8093

Issue

Section

Dossiê Temático