SECADI EXTINCTION: THE DENIAL OF THE RIGHT TO EDUCATION (FOR AND WITH DIVERSITY)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8149

Keywords:

Education, SECADI, Diversity, Dismantle, Democracy

Abstract

From the point of view of guaranteeing rights, the Secretariat for Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI) represented an important advance in giving visibility to subjects historically silenced and excluded from the educational process. However, its extinction in 2016 highlights the educational project anchored and in dialogue with the neoliberal and conservative political agenda, which not only disregards the entire path of struggle and guarantee of rights covered until then, but trivializes and erases historical memory of the subjects for whom SECADI's actions and programs were intended. In this sense, the present study aims to develop a theoretical analytical framework about the extinction of SECADI in order to highlight the attacks on education in times of the extreme right. Methodologically, the study adopts the molds of bibliographic theoretical research of a qualitative nature having as an empirical field the political events that occurred between the years 2015 and 2016 anchoring analytically in the concept of scenes by Rancière (2012). From the study undertaken, it is concluded that the exclusion of SECADI meant the invisibility and naturalization of differences, representing, therefore, the denial of the right to education (for and with diversity).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vanessa Campos de Lara Jakimiu, Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória - Brasil

Mestre e Doutora em Educação na linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Membro da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa - ReLePe. Professora nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino do município de União da Vitória- PR. Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória. Paraná,

References

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPEd. Manifesto ANPEd. Reformas administrativas na contramão da Pátria Educadora. Publicado em: 29 nov. 2015.

APP Sindicato.Nota em defesa das instituições federais de educação superior em virtude dos cortesde verbas anunciadas pelo governo. Direção Estadual da APP-Sindicato, 2019.

AVRITZER, Leonardo. O Pêndulo da Democracia no Brasil. Uma análise da crise 2013–2018. Novos Estud.CEBRAP. São Paulo. V37n02 273-289. mai./ago. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 5 de outubro de 1988.

BRASIL. LDBEN. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República.

BRASIL. Decreto n. 5.159, de 28 de julho de 2004. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério da Educação, e dá outras providências. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 28 de julho de 2004; 183º da Independência e 116º da República.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. PNE. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 25 de junho de 2014; 193º da Independência e 126º da República.

BRASIL. Medida Provisória n. 726, de 12 de maio de 2016. Altera e revoga dispositivos da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 12 de maio de 2016; 195º da Independência e 128º da República.

BRAZ, Marcelo. O golpe nas ilusões democráticas e a ascensão do conservadorismo reacionário. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 128, p. 85-103, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-66282017000100085&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 dez. 2020.

BOBBIO, Norberto. A Era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CARTA CAPITAL. 12 retrocessos em 12 meses de Temer. 2017.

CATRACA LIVRE. Bolsonaro ensina criança a fazer arma com a mão e causa polêmica. 2018. Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/bolsonaro-ensina-crianca-a-fazer-arma-com-a-mao-e-causa-polemica/. Acesso em: 20 dez. 2020.

CARREIRA, Denise. Histórico. In: DAHER, Júlia. Especialistas avaliam o impacto da dissolução da SECADI. 2019. Disponível em: https://www.deolhonosplanos.org.br/dissolucao-secadi/#:~:text=Tanto%20a%20exonera%C3%A7%C3%A3o%20em%20massa,desigualdades%20historicamente%20estabelecidas%20no%20Brasil. Acesso em: 20 dez. 2020.

CARVALHO, Alba Maria Pinho de. Brasil no tempo presente: regressão, desmonte de direitos, democracia em risco. Revista Transformare, Fortaleza, n. 1, v.1, out/nov 2017.

CONTEE. Nota contra a extinção da Secadi e das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee. 2019. Disponível em: https://contee.org.br/nota-contra-a-extincao-da-secadi-e-das-politicas-publicas-voltadas-para-a-educacao-inclusiva/. Acesso em: 20 dez. 2020.

GIROUX, Henry A.; FIGUEIREDO, Gustavo O. Por uma práxis radical na luta em defesa da democracia: desafios contemporâneos para a formação política e a educação crítica no século XXI. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014787, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=89462860067. Acesso em: 21 jan. 2021.

GONÇALVES, Ednéia. 100 dias de governo Bolsonaro e a Educação. In: BASILIO, Ana Luiza; DAHER, Júlia. Educação em disputa: 100 dias de Bolsonaro. 2019. Disponível em: http://sinprominas.org.br/wp-content/uploads/2019/05/Educac%CC%A7a%CC%83o-em-Disputa-100-dias-de-Bolsonaro.pdf. . Acesso em: 21 jan. 2021.

JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. O direito à educação no ordenamento jurídico brasileiro: A histórica negação do direito. Revista Triângulo. v. 13 n. 1 – Jan./Abr. 2020. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4399/pdf_1. Acesso em: 21 jan. 2021.

KLIASS, Paulo. Temer e o Financismo. Carta Maior. 2017.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n.94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf. Acesso em: 21 jan. 2021.

MEC. Programa e Ações. Site institucional do Ministério da Educação. Sem datação.

MEC. Publicações (Secadi). Site institucional do Ministério da Educação. Sem datação-a.

MEC. Educação Ambiental – publicações. Site institucional do Ministério da Educação. Sem datação-b.

OPovo online. Governo Bolsonaro acaba com Secretaria da Diversidade e Inclusão do MEC. OPovo online. 2019.

PONTES, Júlio. Educação: os primeiros passos de Jair Bolsonaro. Revista Movimento. Publicado em: 5 jan. 2019.

PINHEIRO, Marcos Cesar de Oliveira. A “crise da educação” em tempos de neoconservadorismo: A contribuição da história da educação para compreender o presente. Cadernos GPOSSHE On-line, Fortaleza, v. 2, n. 1, 2019.

PIOVESAN, Flávia. Concepção contemporânea de direitos humanos. In: HADDAD, Sérgio; GRACIANO, Mariângela (Org). A educação entre os direitos humanos. São Paulo: Autores Associados, 2006.

RANCIÈRE, Jacques. La méthode de l'égalité. Montrouge: Bayard, 2012.

ROSSI, Amanda; CARNEIRO, Julia Dias; GRAGNANI, Juliana. #EleNão: A manifestação histórica liderada por mulheres no Brasil vista por quatro ângulos. 2018.

SILVA, Isa. #Ele Não: Um Grito de revolta, um movimento que está a fazer história. 2018.

TSE. Eleições 2018: Justiça Eleitoral conclui totalização dos votos do segundo turno. Site Institucional do Tribunal Superior Eleitoral. 2018.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; CARVALHO, Marize Souza. A extinção da SECADI: Um golpe fatal nas conquistas no campo da educação. Cadernos GPOSSHE On-line, Fortaleza, v. 2, n. 1, 2019.

Published

2021-03-31

How to Cite

Jakimiu, V. C. de L. (2021). SECADI EXTINCTION: THE DENIAL OF THE RIGHT TO EDUCATION (FOR AND WITH DIVERSITY). Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 115-137. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8149

Issue

Section

Dossiê Temático