MULTICAMPI UNIVERSITY IN PANDEMIC TIMES AND THE CHALLENGES OF REMOTE TEACHING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151

Keywords:

University, Remote Teaching, Pandemic, COVID-19

Abstract

This article discusses the challenges of remote education in a multicampi University in times of pandemic, mediated by the results of a survey conducted during the months of May and June 2020. The study sample consisted of answers from professors, administrative technicians in education and students from a Federal University in the northern region of Brazil about “Non-face-to-face classes outside the university during the COVID-19 Pandemic”. For analysis purposes, these answers were grouped into four categories: University Infrastructure Internet access; Quality of the teaching-learning process carried out exclusively remotely; Guaranteeing the learning rights of all students and sinking inequalities. It is concluded that it is necessary to be clear about the impossibility of guaranteeing the learning rights of all students in a scenario of profound differences. Remote education without an effort by the federal government to provide vulnerable students with accessibility conditions can deepen social and educational inequalities.  Thus, it is necessary to think about the post-pandemic and the measures that will be adopted to solve the possible lags in the education of university students.

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Author Biographies

Nayana Teles, ICET/UFAM

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Professora Adjunta II da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora na área de formação de professores e desenvolvimento profissional docente. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade que reúne professores das áreas de Educação e Ensino de Ciências que atuam no ICET/UFAM. Atualmente desenvolve o Projeto de "Mentoria de Professores de Ciências" aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA Ensino de Ciências na Educação Básica e o projeto de pesquisa "Uma Agenda de Pesquisa para a EJA: Análise da Formação, Metodologias e Estratégias dos professores que atuam nessa modalidade no Município de Itacoatiara/Amazonas", aprovado no Edital 03/2020 PAINTER/Fapeam.

Tiago Gomes, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação (UFPI). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Especialista em Língua Brasileira de Sinais com Habilitação em Docência e Interpretação pela UNIFSA (2012). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior-IESM (2013). Graduado em Pedagogia pela UNIFSA (2010). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo- NUFAGEC/UFPI e do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade- GPEFED/ICET/UFAM. Foi professor da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI (2011-2019). Coordenador Local do PARFOR/UESPI- núcleo de José de Freitas-PI (2017-2019). Tem experiências como técnico em Educação na Rede Municipal e Privada de Ensino de José de Freitas-PI. Trabalhou como consultor e assessor pedagógico na Educação Básica. Atualmente é Professor Assistente do Instituto de Ciências e Tecnologias -ICET da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica e Superior. Formação de professores. Práticas: educativa, pedagógica e docente. Saberes e fazeres docentes. Avaliação, Gestão e Currículo.

Fabrício Valentim, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Doutor em Educação - Université de Montréal (2019), Professor Adjunto III no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM) , atuando principalmente nas questões de História da Educação, Educação e Cidadania, Análise de conteúdo qualitativa de livros didáticos, Educação de Jovens e Adultos e Educação Patrimonial. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED/ICET/UFAM). Atualmente desenvolve o projeto Mentoria de Professores de Ciências Iniciantes aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 ? PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA, Ensino de Ciências na Educação Básica com o número de Processo: 441001/2019-0. Coordenador do Projeto de Pesquisa Edital N. 003/2020 - PAINTER-FAPEAM, Uma agenda de pesquisa para a EJA: Análise de conteúdo de livros didáticos para a alfabetização de jovens e adultos em Itacoatiara-AM.

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Published

2021-06-30

How to Cite

Teles, N., Gomes, T., & Valentim, F. (2021). MULTICAMPI UNIVERSITY IN PANDEMIC TIMES AND THE CHALLENGES OF REMOTE TEACHING. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-24. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151

Issue

Section

Artigos