LA UNIVERSIDAD MULTICAMPI EN TIEMPOS DE PANDEMIA Y LOS RETOS DE LA ENSEÑANZA A DISTANCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151

Palabras clave:

Universidad, Enseñanza virtual, Pandemia, COVID-19

Resumen

Este artículo discute los desafíos de la educación virtual en una universidad multicampi en tiempos de pandemia, mediada por los resultados de una encuesta realizada durante los meses de mayo y junio de 2020. La muestra del estudio consistió en respuestas de profesores, técnicos administrativos en educación y estudiantes de una Universidad Federal en la región norte del Brasil sobre “Clases no presenciales fuera de la universidad durante la pandemia de COVID-19”. A efectos de análisis, estas respuestas se agruparon en cuatro categorías: infraestructura universitaria - acceso a Internet; Calidad del proceso de enseñanza-aprendizaje realizado exclusivamente virtual; Garantizar los derechos de aprendizaje de todos los estudiantes y profundizar las desigualdades. Se concluye que es necesario aclarar la imposibilidad de garantizar los derechos de aprendizaje de todos los estudiantes en un escenario de profundas diferencias. La educación virtual sin un esfuerzo del gobierno federal para proporcionar a los estudiantes vulnerables condiciones de accesibilidad puede profundizar las desigualdades sociales y educativas.  Por lo tanto, es necesario pensar en la post pandemia y las medidas que se adoptarán para resolver los posibles rezagos en la educación de los estudiantes universitarios.

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Biografía del autor/a

Nayana Teles, ICET/UFAM

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Professora Adjunta II da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora na área de formação de professores e desenvolvimento profissional docente. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade que reúne professores das áreas de Educação e Ensino de Ciências que atuam no ICET/UFAM. Atualmente desenvolve o Projeto de "Mentoria de Professores de Ciências" aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA Ensino de Ciências na Educação Básica e o projeto de pesquisa "Uma Agenda de Pesquisa para a EJA: Análise da Formação, Metodologias e Estratégias dos professores que atuam nessa modalidade no Município de Itacoatiara/Amazonas", aprovado no Edital 03/2020 PAINTER/Fapeam.

Tiago Gomes, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação (UFPI). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Especialista em Língua Brasileira de Sinais com Habilitação em Docência e Interpretação pela UNIFSA (2012). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior-IESM (2013). Graduado em Pedagogia pela UNIFSA (2010). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo- NUFAGEC/UFPI e do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade- GPEFED/ICET/UFAM. Foi professor da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI (2011-2019). Coordenador Local do PARFOR/UESPI- núcleo de José de Freitas-PI (2017-2019). Tem experiências como técnico em Educação na Rede Municipal e Privada de Ensino de José de Freitas-PI. Trabalhou como consultor e assessor pedagógico na Educação Básica. Atualmente é Professor Assistente do Instituto de Ciências e Tecnologias -ICET da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica e Superior. Formação de professores. Práticas: educativa, pedagógica e docente. Saberes e fazeres docentes. Avaliação, Gestão e Currículo.

Fabrício Valentim, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Doutor em Educação - Université de Montréal (2019), Professor Adjunto III no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM) , atuando principalmente nas questões de História da Educação, Educação e Cidadania, Análise de conteúdo qualitativa de livros didáticos, Educação de Jovens e Adultos e Educação Patrimonial. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED/ICET/UFAM). Atualmente desenvolve o projeto Mentoria de Professores de Ciências Iniciantes aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 ? PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA, Ensino de Ciências na Educação Básica com o número de Processo: 441001/2019-0. Coordenador do Projeto de Pesquisa Edital N. 003/2020 - PAINTER-FAPEAM, Uma agenda de pesquisa para a EJA: Análise de conteúdo de livros didáticos para a alfabetização de jovens e adultos em Itacoatiara-AM.

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Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Teles, N., Gomes, T., & Valentim, F. (2021). LA UNIVERSIDAD MULTICAMPI EN TIEMPOS DE PANDEMIA Y LOS RETOS DE LA ENSEÑANZA A DISTANCIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-24. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151

Número

Sección

Artigos