INSTITUTIONAL TEACHING INITIATION SCHOLARSHIP PROGRAM (PIBID): A MAPPING OF SUBPROJECTS IN THE YEARS 2010-2020

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8358

Keywords:

Teaching, Language, PIBID

Abstract

This article presents the mapping of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) available on the Scielo periodicals portal, when applying the filter through the terms Teaching and PIBID. PIBID is configured as an initial training action for teaching, developed by the Ministry of Education (MEC), directed to students of undergraduate courses, aiming to bring higher education and basic education closer together. Fifty-two (52) articles and a case report were found as a result of researching the articles available in Scielo's electronic library, between the years 2010 to 2020, here we consider the publications that are presented when typing“PIBID and teaching” in search. An interpretative analysis of the data was made, which signaled, respectively, that PIBID is configured as a collaborative space, hybrid of affirmation of the teaching profession, as it can also result in a decisionof abandon of the training path for teaching. The results listed for years in the 2010-2020 interval compose and expose the changes in the formats of the subprojects training of the course, as well as typify the permanence of the formative triad: the supervising teacher, teacher-collaborator of basic education and graduation student.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Débora Rodrigues de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Bolsista FAPESb. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, educação e Linguagens. UESB/PPGCEL.

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando no curso de Licenciatura em Letras, no Programa de Pós-graduaçao em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, e do Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/CNPQ/UESB.

References

ALBUQUERQUE, Mayra Prates; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; PORTO, Gilceane Caetano. Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. vol.95, n.239, pp.73-86, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812014000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 20 de março de 2021.

ALMEIDA CALLAI, A.N., FERRAZ DE JESUS, R. e SAWITZKI, R. L. Formação inicial e iniciação a docência: uma análise a partir do subprojeto PIBID Educação Física. Educación Física y Ciencia, vol. 19, núm. 2, diciembre-, 2017, pp. 1-10. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S231425612017000200003&lan. Acessado em: 20 de março de 2021.

ANDRE, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no brasil. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 42, n.145, p. 112-129, ja/abr, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742012000100008. Acessado em: 19 de março de 2021.

ARAUJO, Adriana Castro; ANDRIOLA, Wagner Bandeira e COELHO, Afrânio de Araújo. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educação em Revista [online]. Belo Horizonte, vol.34, janeiro, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010246982018000100112&script=sci_abstract&tlngp. Acessado em: 22 de março de 2021.

BALADELI, A. P. D., FERREIRA, A. de J., & VON BORSTEL, C. N. Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, V.29, n.1, pp. 207–227, junho 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100010&lang=en. Acessado em: 21 de março de 2021.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida e ALMEIDA, Dóris Bittencourt.Memoriais escolares e processos de iniciação à docência. Educação em Revista [online], Belho Horizonte, vol.29, n.2, pp.15-41, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010246982013000200002&script=sci_abstract&tlngp. Acessado em: 19 de março de 2021.

BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobilee; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva. O lugar do PNBE e do PIBID na e para a formação de leitores. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasilia, n.50, Jan./Apr.2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182017000100311. Acessado em: 20 de março de 2021.

BRASIL, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Artigo 62º da Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96. Aprovada em 20 de dezembro de 2017. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acessado: 17 de março de 2021.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; IRIGOITE, Josa Coelho da Silva. A aula de português: sobre vivências (in)funcionais. Alfa: Revista de Linguística. [online]. São José Rio Preto, vol.59, n.2 , pp.255-280, 2015,. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198157942015000200255&script=sci_abstract&tlnpt. Acessado em: 19 de março de 2021.

CONCEICAO, Kátia Cilene Silva Santos. Professores em formação no âmbito do Pibid-Capes: uma abordagem do planejamento e realização de aulas por meio da clínica da atividade. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada. [online]. Belo Horizonte, vol.19, n.1, pp.29-47, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198463982019000100029&script=sci_abstract&tlngp. Acessado em: 22 de março de 2021.

CORREIA, Karoliny. Projetos de Letramento no Ensino Médio: novas perspectivas e desafios. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 259-277, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000100259. Acessado em: 22 de março de 2021.

DEIMLING, Natalia Neves Macedo; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. PIBID: considerações sobre o papel dos professores da educação básica no processo de iniciação à docência. Educação em Revista [online]. Belo Horizonte, vol.36, e222648, Epub Aug 14, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010246982020000100252&script=sci_abstract&tlngp. Acessado em: 23 de março de 2021.

DEIMLING, Natalia Neves Macedo e REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, as escolhas profissionais e as condições de trabalho docente. Educação em Revista [online]. Belo Horizonta, vol.33, e143999, Epub Nov 27, 2017,. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010246982017000100153&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 21 de março de 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade [online]. Campinas, vol.23, n.79, pp.257-272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s010173302002000300013&script=sci_abstract&tlngpt. Acessado em: 18 de março de 2021.

FETZNER, Andréa Rosana and SOUZA, Maria Elena Viana. Concepções de conhecimento escolar: potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, vol.38, n.3, pp.683-694, Epub Jul, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151797022012000300010&script=sci_abstract&tlngp. Acessado em: 19 de março de 2021.

FETZNER, Andréa Rosana. Interculturalidade nas Escolas: um estudo sobre práticas didáticas no Pibid. Educação em Revista [online]. Porto Alegre, vol.43, n.2, pp.513-530, Apr./June, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S217562362018000200513&script=sci_abstract&tlngp. Acessado em: 22 de março de 2021.

FREITAS, Maria de Fatima Quintal de. A pesquisa participante e a intervenção comunitária no cotidiano do Pibid/CAPES. Educação em Revista [online].Curitiva, n.53, pp.149-167, July/Set, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010440602014000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em: 20 de março de 2021.

FRUISON, Lourdes Maria Bragagnolo e ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Compreensão cênica: possibilidade interpretativa de narrativas de (auto)formação de ex-pibidianas. Educação e Pesquisa. São Paulo, vol.45, Epub May 09, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100541. Acessado em: 22 de março de 2021.

GOMES, C.; SOUZA, V. L. T. de. O PIBID e a mediação na configuração de sentidos sobre a docência. Psicologia Escolar Educacional, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 147-56, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v20n1/2175-3539-pee-20-01-00147.pdf. Acessado em: 22 de março de 2021.

GUIMARAES, Daniela Oliveira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O PIBID. Caderno de Pesquisa [online]. São Paulo, vol.49, n.174, pp.76-99. Epub Dec 09, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742019000400076&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 22 de março de 2021.

MATEUS, Elaine Fernandes. Um esboço crítico sobre "parceria" na formação de professores. Educação em Revista [online]. Belo Horizonte, vol.30, n.3, pp.355-384, July/Set, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010246982014000300016&script=sci_abstract&tlngpt. Acessado em: 19 de março de 2021.

MATEUS, Elaine. Práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês: representações de uma experiência no Pibid. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada [online]. Belo Horizonte, vol.13, n.4, pp.1107-1130, Oct./Dec., 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198463982013000400007&script=sci_abstract&tlngp. Acessado em: 19 de março de 2021.

MEDONÇA, Márcia. Gêneros em projetos didáticos: processos de (des)legitimação no discurso de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Caderno CEDES. Campinas, vol.38, n.105, pp.240-259, May/Aug. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622018000200240&script=sci_arttext. Acessado em: 22 de março de 2021.

NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira e FONSECA, Ana Lúcia Simões Borges. PIBID Inglês e a telona: ampliando espaços formativos. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada [online]. Vol.20, n.3, pp.499-518. Epub 02, Out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S198463982020000300499&lng=&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em: 23 de março de 2021.

NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira. PIBID Inglês: formação inicial de professores e letramentos - outros sentidos para English Everywhere. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada [online]. Vol.19, n.3, pp.579-602, 2019. Epub June 06, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198463982019000300579&script=sci_abstract&tlngpt. Acessado em: 22 de março de 2021.

NASCIMENTO, M. das G., ALMEIDA, P. C. A., & PASSOS, L. F. Formação docente e sua relação com a escola. Revista Portuguesa de Educação. Braga, vol.29 no.2 pp.9-34, dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200002. Acessado em: 21 de março de 2021.

NEITZEL, Adair Aguiar; PAREJA, Cleide Jussara Muller e HOCHMANN, Serenita. Práticas de leitura no ensino médio: o PIBID de Letras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. Brasília, vol.94, n.238, p.770-794, Sept./Dec. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S217666812013000300007&script=sci_abstract&tlngpt. Acessado em: 19 de março de 2021.

NEITZEL, Adair de Aguiar; BRIDON, Janete e WEISS, Cláudia Suéli. Mediações em leitura: encontros na sala de aula. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. Braília, vol.97, n.246, pp.305-322, May/Aug. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812016000200305&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 21 de março de 2021.

OLIVEIRA, Francisca Clara de Paula e ALGEBAILE, Eveline Bertino. As contribuições do PIBID para uma formação crítica e social do professor: a experiência da Universidade Regional do Cariri (Urca). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, vol.100, n.256, pp.612-632, Epub Jan17, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000300612. Acessado em: 22 de março de 2021.

OLIVEIRA, Hélvio Frank. A bagagem do PIBID para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trabalhos em Linguística Aplicada [online]. Campinas, vol.56, n.3, pp.913-934, Sept./Dec. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132017000300913&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 20 de março de 2021.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira e SARMENTO, Teresa. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação e Realidade [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.771-792. Epub Feb 23, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S217562362017005001111&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 20 de março de 2021.

PASSOS SA, Luciana y GARRITZ, Andoni. O conhecimento pedagógico da "natureza da matéria" de bolsistas brasileiros participantes de um programa de iniciação à docência. Educación Química [online]. Mexico, vol.25, n.3, pp.363-379, Jul. 2014,. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0187-893X2014000300010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 20 de março de 2021.

ROCHA, Jessica Stefhânia Figueiredo; SOUZA, Ester Maria Figueiredo. Configurações Enunciativas na aula de Português. In: SOUZA, Ester Maria Figueiredo. Aula de Português: um cenário discursivo a ser investigado. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2018.

ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. O ensino de alemão em escolas públicas pela perspectiva do letramento crítico: um subprojeto PIBID em foco. Pandaemonium Germanicum [online]. Vol.19, n.27, pp.148-174, Apr./May, 2016,. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198288372016000100148&script=sci_abstract&tlngp. Acessado em: 22 de março de 2021.

SILA, Haíla e GASPAR, Monica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217666812018000100205&lang=t. Acessado em: 20 de março de 2021.

SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Ensinar e aprender língua estrangeira/ adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada [online]. Belo Horizonte, vol.15, n.1, pp.61-84, Jan./Mar, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198463982015000100061&script=sci_abstract&tlngpt. Acessado em: 19 de março de 2021.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Indagações acerca do enunciado concreto em Mikhail Bakhtin: a aula como gênero do discurso. In: SANTOS, Elmo. Transdiscursividades: linguagem, teorias e análises. Salvador: EDUFBA. 2012, p. 65-87.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; SILVA. Constituição da docência: uma análise a partir o papel discursivo do bolsista supervisor do PIBID. Práxis Educacional. v. 14 n. 29. jul/set. 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4108/3362. Acesso em: 22 dez. 2020.

YAMIN, Giana Amaral; CAMPOS, Míria Izabel e CATANANTE, Bartolina Ramalho. "Quero ser professora": a construção de sentidos da docência por meio do PIBID. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. Brasília, vol.97, n.245, pp.31-45, Jan.Apr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S217666812016000100031&script=sci_abstract&tlnpt. Acessado em: 22 de março de 2021.

ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Literatura na escola brasileira: história, normativas e experiência no espaço escolar. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. [online]. Brasilia, n.54, pp.409-433, May/Aug. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S231640182018000200409&script=sci_abstract&tlngp. Acessado em: 22 de março de 2021.

ZORDAN, Paola. Movimentos e Matérias da Iniciação à Docência. Educação e Realidade. Porto Alegre, vol.40, n.2, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217562362015000200525&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em: 19 de março de 2021.

Published

2021-03-31

How to Cite

Souza, D. R. de, & Souza, E. M. de F. (2021). INSTITUTIONAL TEACHING INITIATION SCHOLARSHIP PROGRAM (PIBID): A MAPPING OF SUBPROJECTS IN THE YEARS 2010-2020. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 375-391. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8358

Issue

Section

Artigos