ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ENTRE A EXPECTATIVA E A RESSIGNIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8963Keywords:
Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Pandemia COVID-19, FormaçãoAbstract
O artigo traz um estudo de abordagem qualitativa em que intenciona analisar os sentidos do estágio supervisionado no ensino remoto, a partir de aspectos formativos-pedagógicos de alunos/as-estagiários/as. Trata-se dos Estágios em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, componentes curriculares obrigatórios do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, no ano de 2020. Metodologicamente, foram analisados os diários de bordo apresentados como relatório final dos estágios, bem como os dados provenientes dos fóruns de discussão ocorridos no decorrer dos estágios. Utilizamos a técnica da análise de conteúdo, através da análise temática (BARDIN, 2010). Os resultados apontam que as expectativas dos estagiários evidenciaram os aspectos constitutivos do estágio, considerando essa etapa formativa como um campo de construção dos saberes docentes, de ressignificação das práticas de ensino e aprendizagem. Os sentidos de estágio são tecidos quando os graduandos ao revelarem suas expectativas sobre uma perspectiva de estágio que não se materializou e, quando ressignificam o modo como este aconteceu, colocam em pauta a formação docente no contexto do ensino remoto.
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