A OBRA DE PAULO FREIRE SOB A PERSPECTIVA DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9171

Palavras-chave:

Paulo Freire, Escola sem partido, Educação, Doutrinação, Marxismo

Resumo

O presente texto discorre acerca da visão que o Movimento Escola Sem Partido (MESP) propaga da obra de Paulo Freire. Propõe, mediante a análise de suas publicações em redes sociais, que o MESP apresenta uma compreensão imprecisa sobre o pensamento de Freire, realizando uma associação inadequada entre suas ideias e o marxismo, pressupondo, sem base científica robusta ou elementos comprobatórios consistentes, que a educação brasileira encontra-se dominada por um ideário de esquerda marxista-gramsciano, consequência de um processo de doutrinação política empreendido nas escolas, metodologicamente orientado pelo trabalho de Freire, fato que estaria entre as razões de seu insucesso. Propomos que a obra do pensador pernambucano personifica, sob a perspectiva do MESP, um conjunto de transformações na educação brasileira às quais o referido Movimento se opõe e reage, o que nos permite classificá-lo como reacionário.

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Biografia do Autor

Mauro Sérgio Santos da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professor e Analista Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia-MG. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG). 

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Silva, M. S. S. da. (2021). A OBRA DE PAULO FREIRE SOB A PERSPECTIVA DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-17. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9171

Edição

Seção

Dossiê Temático