TORNAR-SE UNIVERSITÁRIA NA MEIA-IDADE: QUESTÕES DE GÊNERO, REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11288

Palavras-chave:

Gênero, Mulheres de Meia Idade, Educação Superior

Resumo

Debater sobre a presença da mulher de meia idade na universidade vem se mostrando de grande importância para compreensão da sociedade contemporânea e na construção de políticas públicas no campo da educação. O estudo tem por objetivo analisar as vozes de mulheres da faixa etária entre 40 a 60 anos e seus desafios e enfrentamentos no processo de inserção no ensino superior no curso de pedagogia da UESB - Campus Itapetinga. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, descritiva, 12 mulheres voluntárias, na faixa etária entre 40 a 60 anos fizeram parte da amostra. Os dados foram coletados através de um formulário virtual enviado ao e-mail das mulheres. Os resultados foram analisados com fins de ampliar a compreensão sobre a realidade estudada e demonstraram a naturalização dos aspectos de subordinação da mulher em relação ao homem, nas relações de poder presentes no tradicional modelo de família patriarcal. Políticas públicas estratégias educacionais capazes de ressignificar os papeis da mulher no mundo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Zoraide Santos Vieira, UESB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade. 

Cristina Silva dos Santos, UESB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade. 

Maria Cristina dos Santos Oliveira

Graduanda do 8º período no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. 

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Vieira, Z. S., Santos, C. S. dos, & Oliveira, M. C. dos S. (2022). TORNAR-SE UNIVERSITÁRIA NA MEIA-IDADE: QUESTÕES DE GÊNERO, REFLEXÕES NECESSÁRIAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11288

Edição

Seção

Dossiê Temático