PROCESSOS DE TRABALHO DOCENTE E SABERES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NA POSGRADUAÇÃO NA UNIVERSIDAD NACIONAL DE SAN LUIS, ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11836Palabras clave:
Universidade, Processos de Trabalho, Saberes, Práticas Docentes, FormaçãoResumen
Pesquisas sobre o ensino superior na América Latina e as políticas educacionais atuais, com as consequentes configurações no trabalho docente, manifestam as profundas influências no cotidiano dos professores universitários. Observam-se práticas de um alto grau de individualismo, competitividade e subordinação a uma lógica mercantilista que afeta as identidades historicamente construídas em torno da concepção do conhecimento como direito social, do caráter público da educação e de suas instituições. A centralidade do professor requer abordar os estudos a partir de uma perspectiva teórico-metodológica de corte qualitativo que possibilite o aprofundamento das situações singulares do trabalho docente, seus processos de trabalho, saberes e práticas. Este artigo socializa uma experiência formativa em cursos de pós-graduação para professores da Universidad Nacional de San Luis organizada por um projeto de pesquisa como atividade de transferência em 2018 e 2019. O valor da formação é observado a partir de uma ação reflexiva ao tornar visíveis as realidades múltiplas e heterogêneas do trabalho docente, evidenciando essa complexa trama desenvolvida pelos professores onde o cotidiano e o institucional se encontram. Valoriza-se a tentativa de resgatar possibilidades de constituição de sujeitos coletivos e práticas sociais relevantes em prol de um projeto de ensino que contemple o sentido profundo do ato educativo.
Descargas
Citas
BRAVERMAN, Harry. Trabajo y Capital Monopolista. 4. ed. México: Editorial Nuestro Tiempo, 1974.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002. Acesso em: 10 out. 2022.
CUNHA, Maria Isabel. Aula universitaria: innovación e investigación. En: Universidad futurante: producción de la enseñanza e innovación. Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras. UBA., 1999. p.15-21.
CUNHA, Maria Isabel da; SOARES, Sandra Regina; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Docência Universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009, p. 169-189.
CUNHA, Maria Isabel da. Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratização. Perspectiva: Revista do Centro de Ciencias da Educação, v. 29, n. 2, p. 443-462, 2011.
FERREIRA, Marcia Ondina Vieira; FISCHER Beatriz Terezinha Daudt; PERES, Lúcia Maria Vaz (Org.). Memórias docentes: Abordagens teórico-metodológicas e experiências de investigação. Brasília: Líber Livro; 2009.
FREITAS, Lilliane Miranda; GHEDIN, Evandro Luiz. Narrativas de formação: Origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 19, p. 111-131, 2015.
FLORES, Maria Jose Batista Pinto. Docência universitária na percepção dos professores de uma universidade pública no Brasil e na Argentina. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
HYPOLITO, Alvaro Moreira (2010). Processo de Trabalho Docente. En Andrade Oliveira, Dalila Duarte, Adriana Cancela; Vieira, Livia Fraga. (Eds.) DICIONÁRIO: Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: http://www.gestrado.net.br/index.php?pg=dicionario-apresentacao.
LARROSA, Jorge; ARNAUS, Remei; FERRER, Virginia; PEREZ de LARA, Nuria; CLANDININ, Jean; GREENE, Maxine. Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995. p. 11-61.
ROCA, Daniel Fabián Flores Pinto El trabajo del profesor en una universidad peruana originaria de los movimientos estudiantiles. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2017.
ROCA, Daniel Fabián Flores Pinto; CUNHA, Daisy Moreira; CUNHA, Rogerio Campos (2018). El démarche ergológico en el análisis de la actividad de trabajo del profesor universitario. Revista Docência do Ensino Superior. v. 8, n. 1, Belo Horizonte, DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2210: p. 27-42, jan./jun. 2018.
SANTOS, Boaventura de Souza. A universidade no século XXI: Para uma reforma democrática e emancipadora da Universidade. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHWARTZ, Yves. Reconnaissances Du Travail, Pour Une Approche Ergologique; Ouvrage Collectif. Paris, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TELLO, Ana Maria Sagrario, DEQUINO, María Cristina; BENEGAS, Isidoro Eduardo; SILVAGE, Carlos Alberto; DEL BUENO, Horacio Daniel; ROMERO, Marcelo Fabián. Las Condiciones del Trabajador Docente en la Universidad Nacional de San Luis. Un Análisis a partir de la Carrera Docente. Revista Trabalho e Educação, v. 13, n.2, ago/dez. 2004.
TELLO, Ana Maria Sagrario; DEQUINO, María Cristina; DEL BUENO, Horacio Daniel; SILVAGE, Carlos Alberto; BENEGAS, Isidoro Eduardo; ROMERO, Marcelo Fabián; JOFRÉ, José Luis; BERRAONDO MARCOS, María Rosa. Trabajo Docente en la Universidad. Regulaciones, Subjetividad y Sentidos, inscriptos en los ciclos de una investigación. In: TELLO, Ana María, DEQUINO, Cristina y MARTÍNEZ, Deolidia (Comps.) Revista Fundamentos en Humanidades, Año X – Nº II, 20: 241-264. Disponible en: http//fundamentos.unsl.edu.ar. FCH, Nueva Editorial Universitaria, UNSL. Año X – Nº II, 20. pp 241-264, diciembre 2009.
TELLO, Ana María Sagrario. Processo de Trabalho Docente na Educação Superior. In ANDRADE Oliveira, Dalila; DUARTE, Adriana Cancela; VIEIRA, Livia Fraga. (Eds.) DICIONÁRIO: Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação. http://www.gestrado.net.br/index.php?pg=dicionario-apresentacao . p.22, 2010.
TELLO, Ana Maria Sagrario; DEQUINO, María Cristina; DEL BUENO, Horacio Daniel; SOMARE, Rosa; VIGLIONE, Elizabeth; ZABALA, María Teresa & BALDO, María Verónica. Trabajo docente en la universidad: regulaciones, sujetos y prácticas. En Actas del VIII Seminario de la Red Estrado-UCH-CLACSO Y II Seminario de políticas educativas en Latinoamérica - UCH: "Educación y trabajo docente en el nuevo escenario latinoamericano. Entre la mercantilización y la democratización del conocimiento". Lima. Perú: Red Estrado, Versión CD. 2010.
TELLO Ana María, ZABALA, María Teresa; BALDO, María Verónica; SOCHOR Ana Inés. Procesos de trabajo de docentes universitarios en la enseñanza de lenguas extranjeras. En Actas/Anales del X Seminario Internacional de la Red Latinoamericana de Estudios Sobre Trabajo Docente – Red ESTRADO: “Derecho a la educación, políticas educativas y trabajo docente en América Latina: experiencias y propuestas en disputa” (Versión CD). Salvador, Bahia, Brasil: Universidade do Estado da Bahia. 2014.
TELLO, Ana María Sagrario. Trabajo Docente y Políticas Institucionales en la Universidad Nacional de Rio Cuarto, Argentina, 2011-2015. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
TELLO, Ana María Sagrario. Docência universitária: Uma experiência argentina. In: BARBOSA, Maria Auxiliadora Fidelis; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; COSTA, Maria do Perpetuo Socorro de Lima (Org.) Territórios da Docência no Ensino Superior. Curitiba, Brasil: CRV, 2017. p. 175-187.
TELLO, Ana María, ZABALA, María Teresa; LUCERO ARRÚA, Graciela. Cultura universitaria y la enseñanza de la lectura en inglês. Revista: Intercambios. Dilemas y Transiciones de la Educación Superior, v. 7, n. 2, p. 57-65, 2020.
TELLO, Ana María Sagrario; ZABALA, María Teresa; ROCA, Daniel Fabián Flores Pinto. La formación de profesores de Inglés desde la experiencia laboral en una universidad argentina. Revista Internacional de Formação de Professores (RIPF). Dossiê Formação e Trabalho docente: Interfaces e proposições. FoPeTec: Grupo de Pesquisas. Formação de professores ensino básico, técnico e tecnológico. Itapetininga, SP, Brasil, p. 104-126, out. 2020.
TERIGI, Flavia. “Discurso normativo y prácticas normalizadoras en el sistema educativo.” Clase 6, Seminario II. Especialización “Psicoanálisis y prácticas socioeducativas”, FLACSO Argentina, disponible en: flacso.org.ar/flacso-virtual, 2014.
TIZIO, Hebe. Reinventar el vínculo educativo. Aportaciones de la pedagogía social y del psicoanálisis. Barcelona: Gedisa, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.