ENTRE SONHOS E CRISES: ESQUADRINHANDO OS IMPACTOS DA PANDEMIA POR COVID-19 NA VIDA DE PÓS-GRADUANDAS(OS) BRASILEIRAS(OS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7532

Palavras-chave:

Coronavírus, Mulheres, Impactos da pandemia, Pós-graduandos, Questões de gênero

Resumo

A pandemia por Covid-19 tem agravado as crises socioeconômicas modernas e possibilitado vislumbrar com maior nitidez as antinomias já existentes no seio das sociedades capitalistas. Nesse hiato, os desafios enfrentados em decorrência da crise pandêmica em curso se evidenciam nas abruptas alterações no cotidiano moderno, produzidas e sentidas de diferentes modos, dadas as modificações no planejamento das ações pessoais, coletivas e institucionais. As necessárias medidas de suspensão de atividades presenciais e reestruturação e/ou cancelamento do calendário acadêmico tomadas pelas universidades brasileiras, em consonância com as autoridades de saúde nacionais e internacionais, desencadearam mudanças na vida de mestrandas(os) e doutorandas(os) no país, uma categoria que apesar de ser comumente vista como privilegiada tem sofrido diversas iniquidades nos últimos anos. Nesta conjuntura, estabelecemos como objetivo analisar os impactos da pandemia da Covid-19, na vida de estudantes de pós-graduação stricto sensu no Brasil. A pesquisa se caracteriza como quantiqualitativa e a coleta de dados foi realizada virtualmente, através do SurveyMonkey e recebeu 114 respostas válidas, 71,93% destas efetivadas por mulheres. A faixa etária das(os) participantes variou de 22 a 60 anos com naturalidade de 17 diferentes estados brasileiros. Dentre os resultados destacamos que quando analisadas as médias de horas dedicadas pelas(os) participantes às atividades antes e durante a pandemia, as mulheres antes da pandemia já demonstravam uma carga horária média de 13h a mais que os homens e que as horas dedicadas as atividades domésticas durante a pandemia aumentaram em média 6h para elas.

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Biografia do Autor

Maria Laís dos Santos Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas do Cariri - LEPP Cariri.

Geovane Gesteira Sales Torres, Universidade Federal do Cariri - Brasil

Graduando em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri – UFCA. Bolsista do projeto de pesquisa “Planejamento Urbano e Territorial em Juazeiro do Norte – CE: Repercussões e Inter-Relações na Região Metropolitana do Cariri” (BPI/FUNCAP). Pesquisador no Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas - Laurbs.

Rocelly Dayane Teotonio da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -Brasil

Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN). Graduada em Psicologia pela Universidade Potiguar (UnP) (2010), Mestre (2014) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É membro do grupo de pesquisa Modos de Subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidades. Foi Coordenadora do curso de Psicologia do UNIRN (2016-2017). Possui experiência nas áreas da Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase em relações de gênero, principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, educação e violência de gênero.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Leite, M. L. dos S. ., Torres, G. G. S., & Cunha, R. D. T. da. (2020). ENTRE SONHOS E CRISES: ESQUADRINHANDO OS IMPACTOS DA PANDEMIA POR COVID-19 NA VIDA DE PÓS-GRADUANDAS(OS) BRASILEIRAS(OS). Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 07-28. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7532

Edição

Seção

Artigos