POR ENTRE PARLENDAS, QUADRINHAS, CORDÉIS E POEMAS: TECENDO SABERES EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7546

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Prática docente

Resumo

Este artigo discute as contribuições do trabalho com rimas na alfabetização. É uma pesquisa bibliográfica exploratória Gil (2002). A ludicidade trazida através da arte plástica, gêneros textuais: parlendas, quadrinhas, cordéis e poemas tecem saberes que auxiliam no processo de alfabetização. Evidencia a riqueza do trabalho com textos rimados na ampliação do repertório cultural, da consciência fonológica e em múltiplos letramentos. A concepção de leitura e escrita funda-se em: Arapiraca, Araújo e Muniz (2015); Koch e Elias (2011); Lerner (2006), Salvador (2018) e Soares (2004). Urge formação docente crítica e reflexiva, que permita aos alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental analisarem sua prática e (re)significação dos saberes dos estudantes. A promoção de reflexões de como o aluno aprende e a percepção de que as aulas precisam dar sentido ao mundo vivenciado por eles, torna o diálogo com a realidade uma possibilidade de trilha por onde as ações pedagógicas em sala de aula precisam percorrer.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Vieira da Conceição, Rede Municipal de Educação de Salvador/BA- Brasil

Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Especialista em Alfabetização e Letramento - Centro Universitário Internacional - UNINTER. Integrante do Grupo de Pesquisa Griô Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação –  Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Salvador.

Referências

REFERÊNCIAS

ARAPIRACA, Mary; ARAUJO, Liane Castro de e MUNIZ, Dinéa Maria Sobral . Professora alfabetizadora: um ofício e muitos fazeres. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 33, n. 1, 179-199, jan./abr 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2014v33n1p179/31216. Acesso em 10 de Nov. de 2018.

BARRET, Antônio Carlos de Oliveira. ABC da Geografia. Cordelaria Flor da Serra. Fortaleza – CE. 2017.

KOCH, Ingedore Vilaça & Vanda Maria Elias. Ler e compreender. Os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2011. 215 p.

LERNER, Delia. É preciso dar sentido à leitura. In: NOVA ESCOLA Edição 195, 01 de Setembro, 2006. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/957/delia-lerner-e-preciso-dar-sentido-a-leitura. Acesso em 15 de nov de 2018.

NASCIMENTO, Cristiane Ribeiro. Habilidades Auditivas e Consciência Fonológica. In: Keila Alessandra, Baraldi Knobel e Lilian Cristine Ribeiro Nascimento (Orgs). Pró-Fono, 2009.

QUEIROZ, Amarino Oliveira de. Ritmo e poesia no nordeste brasileiro: Confluências da embolada e do rap. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Literaturas e Diversidade Cultural da UEFS. Feira de Santana, 2002.

SALVADOR, Prefeitura Municipal. Caderno do Professor. Sarau de Poesias. Caderno Língua Portuguesa, 1º ano, 1º bimestre. Nossa Rede, 2016. Disponível em: https://issuu.com/nossarede/docs/1bi_1ano_lp_prof_alta . Acesso em: 17 de Nov de 2018.

_____ Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais de Ensino Fundamental, 2019. Disponível em: http://educacao.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2018/03/Referencial-Curricular-Municipal-para-os-anos-iniciais-do-EF_versao-onli...-1.pdf. Acesso em 15 de jul de 2018.

SOARES. Magda. Letramento e Alfabetização: As Muitas Facetas, Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de alfabetização, Leitura e Escrita, Revista Brasileira de Educação, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf . Acesso em 11 de Nov de 2018.

_____. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. In: Revista Pátio – Revista Pedagógica de 29 de fevereiro de 2004, pela Artmed Editora. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf . Acesso em 09 de Nov de 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Conceição, A. V. da. (2020). POR ENTRE PARLENDAS, QUADRINHAS, CORDÉIS E POEMAS: TECENDO SABERES EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 339-359. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7546

Edição

Seção

Artigos