MULTICULTURALISMO NAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS: ANÁLISE DOS FILMES CRONICAMENTE INVIÁVEL E CRASH NO LIMITE

Autores

  • Keyme Gomes Lourenço Universidade Federal de Uberlândia/Mestrado Acadêmico em Educação FACED-UFU
  • Ezequias Cardozo da Cunha Junior Universidade Federal de Uberlândia/Mestrado Acadêmico em Educação FACED-UFU http://orcid.org/0000-0002-0255-0669
  • Roberta Paixão Lelis da Silva Universidade Federal de Uberlândia/Mestrado Acadêmico em Educação FACED-UFU https://orcid.org/0000-0001-8167-1612
  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/ FACED-UFU http://orcid.org/0000-0001-8983-4471

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.7735

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Filosofia da Diferença, Análise Fílmica, Neorealismo

Resumo

Este trabalho é uma cine-cartografia coletiva dos filmes Cronicamente inviável (2000) e Crash no Limite (2005). Entregues às movimentações de pensamentos provocados pelas leituras de autores e autoras dos estudos culturais e dos estudos descoloniais, tais como Hall (2006), Silva (2000), Grosfoguel (2008), Quijano (2005), Wash (2007) e McLaren (2000), trançamos teorias à filosofia da diferença de Deleuze e Guattari potencializando as análise fílmicas. Organizado em quatro partes, nosso trabalho estreia sobre um possível casamento entre cinema, currículo multicultural e educação. A segunda parte expõe uma análise do filme Cronicamente Inviável, investigando partículas de realidades e ficções possíveis entre as identidades brasileiras, as relações de poder e o explícito. A terceira parte cartografa os territórios, os ritmos, o caos e os devires do filme Crash no Limite. Nesta parte evidenciamos encontros e conversações existentes entre o filme e as teorias, que fertilizaram escritas e pensamentos. Para finalizar, em considerações finais multiplicamos possíveis, pensares e contextos, propondo ao leitor um olhar outro diante obras fílmicas. Filmes como objetos de pesquisa, como compositores de currículos escolares, atuantes nessa construção. Filmes binóculos do real-ficção, que constroem e desconstroem realidades. Considere o desvio dos clichês como possível rota de fuga, “Olhe para o que você não vê”.

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Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/ FACED-UFU

Graduado em História (1996) e Pedagogia (2011); especialização em História (1999); mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2012). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Atua no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED/UFU, na linha de saberes e práticas educativas e no mestrado profissional de História, ProfHistória. Investiga temáticas relacionadas ao ensino de História, formação histórica, consciência histórica, juventude, identidades, formação de professores e Educação do Campo. Participa do Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia (GEPEGEH).

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Lourenço, K. G., Cunha Junior, E. C. da, Silva, R. P. L. da ., & Silva Júnior, A. F. da. (2021). MULTICULTURALISMO NAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS: ANÁLISE DOS FILMES CRONICAMENTE INVIÁVEL E CRASH NO LIMITE. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.7735

Edição

Seção

Artigos