A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EXTREMA-DIREITA: O ABANDONO EDUCACIONAL-TECNOLÓGICO NO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8097

Palavras-chave:

Extrema-Direita, Tecnologia Digital, Educação do campo

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise sobre a influência dos ideais de extrema-direita para o abandono das escolas do campo, e foca na infraestrutura tecnológica das escolas, com destaque para o estado da Bahia. Utilizamos a metodologia qualitativa exploratória, realizada por intermédio de revisão bibliográfica, que se concentrou em relatórios, artigos, dissertações e demais documentos. Constatamos através da pesquisa que a extrema-direita está, constantemente, atuando de modo a promover um ensino sem teor crítico, completamente focado nos anseios do capital, o que traz consequências negativas para o campo visto que é diminuído o investimento nas escolas rurais, e tal diminuição reverbera, em maior parte, em prejuízos na Tecnologia Digital nas escolas do campo, o que gera desigualdades educacionais, exclusão digital e cidadãos que não terão os conhecimentos necessários para o uso de Tecnologias Digitais, prejudicando seu aprendizado.

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Biografia do Autor

Igor Tairone Ramos dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade/GEPEMDECC. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba. Graduando em Letras-LIBRAS.

Eliane Nascimento dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação PPGEn/UESB. Graduada em Pedagogia pela UESB. Pós-Graduada em Coordenação Escola EaD pela UFBA. Professora da Educação Básica no município de Vitória da Conquista/BA. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade, (GEPEMDECC/CNPq). 

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora   em   Educação, pela   Universidade   Federal   de   Minas   Gerais (UFMG); Professora   Titular   da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESC e  do  Programa  de  Pós--Graduação  em  Educação  da  UESB;  Coordenadora  do  Grupo  de  Estudos Movimentos    Sociais,    Diversidade    e    Educação    do    Campo    e    da    Cidade    (GEPEMDECC/CNPq). 

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Santos, I. T. R. dos, Santos, E. N. dos, & Santos, A. R. dos. (2021). A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EXTREMA-DIREITA: O ABANDONO EDUCACIONAL-TECNOLÓGICO NO CAMPO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 47-70. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8097

Edição

Seção

Dossiê Temático