OCUPAR E RESISTIR: A LUTA SECUNDARISTA PELA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8114

Palavras-chave:

Movimento estudantil secundarista, Cotidiano, Participação política, Ocupação secundarista

Resumo

Este trabalho analisou as transformações do espaço escolar a partir das ocupações secundaristas ocorridas no ano de 2016, tendo como referência o movimento do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas. Os/as estudantes produziram durante a ocupação diários e publicações em uma rede social, a fim de informar a sociedade sobre a organização do movimento e, é com base nestes materiais que desenvolvemos esta análise. Neste sentido, compreendemos o movimento de ocupação como questionador e tensionador do cotidiano e das relações estruturantes da escola que possibilitaram uma transformação deste espaço. Os/as jovens demostram, ao organizarem os movimentos de ocupação uma resposta a ideia de que a juventude é despolitizada e sem capacidade de articulação. Apontamos para as permanências do movimento, uma vez que os sujeitos envolvidos desenvolveram uma consciência de participação política e que questiona e mobiliza outras esferas sociais e atores políticos para ações que geram mudanças nas estruturas dominantes da sociedade. Por fim, consideramos relevante a articulação política do movimento na disputa do pensamento social, através de um rompimento com cristalizações do cotidiano da ordem do capital, reproduzido nas instituições formativas do pensamento.

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Biografia do Autor

Júlia da Rocha Clasen, Universidade Federal de Pelotas - Brasil

Cientista Social, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UniversidadeFederal de Pelotas, bolsista CAPES.

Livian Lino Netto, Universidade Federal de Pelotas - Brasil

Cientista Social. Mestra em Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas.  Professora de Sociologia na Rede Estadual do Rio Grande do Sul.

Aline Accorssi, Universidade Federal de Pelotas - Brasil

Psicóloga, Mestra em Psicologia Social e da Personalidade e Doutora em Psicologia. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Grupo Mariposas: Minorias Sociais, Resistências e Práticas de Transformação.

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Clasen, J. da R., Netto, L. L., & Accorssi, A. (2021). OCUPAR E RESISTIR: A LUTA SECUNDARISTA PELA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 138-155. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8114

Edição

Seção

Dossiê Temático