PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA: PROBLEMATIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8119

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Aprendizagem na EJA

Resumo

Este texto pretende analisar de que maneira as práticas pedagógicas contribuem para a aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das percepções de educadores e educandos. Ressalta-se que o artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso realizado no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de campo, com o uso da observação participante e de entrevistas semiestruturadas. O trabalho teve como respaldo as ideias de teóricos como Oliveira (2007), Freire (1997) e Carvalho (2005). A partir dos resultados do estudo, foi possível perceber uma ambivalência nas práticas pedagógicas no contexto pesquisado. De um lado, puderam-se observar atividades que contemplassem os saberes dos educandos (debate sobre filme) e, por outro, constatou-se que as práticas tradicionais, como fazer cópias e aprender letras isoladas, são utilizadas e admiradas no atual cenário da EJA. Assim, este trabalho pretende ampliar discussões sobre a importância da formação docente, bem como um constante repensar sobre o fazer pedagógico dessa modalidade de ensino. Desse modo, espera-se que este estudo possa trazer algumas reflexões sobre metodologias e aprendizagens nas classes da EJA, considerando as especificidades que integram o perfil desse público.

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Biografia do Autor

Edileusa Miranda Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Erica Bastos da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2010). Possui graduação em Pedagogia também pela Universidade Federal da Bahia (2007). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- (UFRB) Centro de Formação de Professores (CFP).

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Santana, E. M., & Silva, E. B. da . (2021). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA: PROBLEMATIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 392-410. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8119

Edição

Seção

Artigos