ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8318

Palabras clave:

Pasantía supervisada, Enseñanza remota de emergencia, Pandemia

Resumen

Esta investigación cualitativa tuvo como objetivo indagar en los desafíos vividos por los estudiantes de la Licenciatura en Pedagogía de la Universidad Federal de Pará, Recinto Universitario de Altamira, durante la Actividad Curricular de Pasantía Supervisada realizada a través de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE), debido a la pandemia COVID-19. En esta investigación participaron veinte estudiantes de dos clases que ingresaron los años 2016 y 2017. Las técnicas utilizadas para la recolección de los datos fueron el cuestionario semiestructurado elaborado en la plataforma virtual Google Forms y una entrevista vía mensaje de audio de WhatsApp. Los resultados muestran que los estudiantes tienen dificultades para acceder a Internet, utilizar plataformas digitales e interactuar con personas en el lugar de las pasantías. Sin embargo, estas barreras se fueron superando gradualmente y las pasantías contribuyeron significativamente a la construcción de nuevos conocimientos docentes y prácticas pedagógicas significativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samara Mauad, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Com experiência na tecitura de escolas comunitárias, atuando com os temas: educação popular e educação de jovens e adultos (EJA).

 

Léia Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2019) e professora da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, atua nas áreas de Estágio Supervisionado em ambientes escolares e não escolares. Tem experiencia na área dos estudos da infância e na Educação Infantil, atuando principalmente, nos seguintes temas: educação, práticas educativas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente (GEPIAFD). Coordenadora de Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação/UFPA/Campus Universitário de Altamira.

Citas

AQUINO, Estela M. L. et. al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/csc/v25s1/1413-8123-csc-25-s1-2423.pdf. Acesso em: 04 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução N.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 04 mar. 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6 Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. DOU Diário Oficial da União. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16 dejunho-de-2020-261924872. Acesso em: 04 mar. 2021.

BOLETIN INFORMATIVO BIOLOGIA NET. Distanciamento social. Disponível em: https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/distanciamento-social.htm. Acesso em: 04 mar. 2021.

COSTA, José Ricardo Caetano. SERAU JR., Marco Aurélio. SOARES, Hector Cury (org.) O “estado de mal-estar social” brasileiro. Belo Horizonte: IEPREV, 2020. [online]. (Prefácio: Ricardo Antunes).

SCALABRIN, Izabel Cristina. MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do Estágio Supervisionado nas licenciaturas. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_stagio.pdf. Acesso em: 14 jan. 2021.

FREITAS, Léia Gonçalves; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. Escola e o isolamento social em tempos pandêmicos — diálogos possíveis. In: SOUSA. Raimundo. QUEIROZ, Luiz Miguel G. Educação pública na pandemia do coronavírus. Curitiba: CRV, 2020.

FREITAS, Léia Gonçalves; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; PARENTE, Francilene de Aguiar. Atividade Curricular de Estágio Supervisionado em tempos de pandemia da COVID-19: reflexões, desafios e possibilidades. Altamira, 2021 [no prelo].

GIL. Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FELIZOLA, Pedro Augusto Maia. O direito à comunicação como princípio fundamental: internet e participação no contexto da sociedade em rede e políticas públicas de acesso à internet no Brasil. Revista de Direito, Estado e Telecomunicações, v. 3, n. 1, p. 205-280, 2011.

FONTES, Edilza Joana Oliveira. Memória e história da interiorização da UFPA: quando a memória constrói uma história coletiva. Fronteiras: Revista Catarinense de História [online], Florianópolis, n.20, p.93-114, 2012. Disponível em: http://www.anpuhsc.org.br/rev%20front%2020%20vers%20fin/f20%20art_dossie5_interiori acao%20ufpa_edilza%20fontes.pdf. Acesso: 05 de março de 2021.

GIGLIO, Célia Maria Benedicto. LUGLI, Rosário Silvana Gentla. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares: a concepção do programa de residência pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, Pelotas, 46, p. 62- 82, 2013.

GODOY, Arllda Schmidt. Uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63 57, 1995.

GONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro; AVELINO, Wagner Feitosa. Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da covid-19. Boa Vista: Boletim De Conjuntura (Boca) Ano I, Vol. 4, N. 10, 2020.

LOBO, Alex Sander Miranda; MAIA, Luiz Cláudio Gomes. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Caderno de Geografia, v.25, n. 44, 2015.

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes. Estágio e Formação de Professores: um diálogo com Freire. In. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 113 – 133, 2021.

MÉLO, Cláudia Batista; MOISÉS, Larianne de Sousa; BESERRA, Letícia Regina Marques;

PIAGGE, Carmem Silvia Laureano Dalle. Ensino remoto nas universidades federais do Brasil: desafios e adaptações da educação durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, e4049119866, 2020.

MESQUITA, Neli M. da Costa; SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos. Desigualdade social e a educação escolar pública paraense no contexto da COVID-19. In:

SOUSA, Raimundo; QUEIROZ, Luiz Miguel G. Educação pública na pandemia do coronavírus. Curitiba: CRV, 2020.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Unesco, 2011.

OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Alagoas: Revista Travessia. v. 2, n. 3, 2008. p. 1-16.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia da covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Aracaju: Interfaces Científicas, V.10, N.1, p. 41 – 57, 2020.

SANTANA, Camila Lima; SALES, Kathia Marise Borges. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia covid-19. Aracaju: Interfaces Científicas. V.10, N.1, p. 75 – 92, 2020.

SILVA, Sivaldo Pereira da. Políticas de acesso à Internet no Brasil: indicadores, características e obstáculos. Cadernos adenauer. XVI nº3, 2015.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; MARTINS, Angela Maria Gusmão Santos. Estágio

Supervisionado nos cursos de licenciatura: pesquisa, extensão e docência Revista Práxis

Educacional, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, v. 8, n. 13, p. 143-156, 2012.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docente e formação profissional. Vozes, 2002.

UFPA. CONSEPE. Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Disponível em: http://proeg.ufpa.br/images/Artigos/Normas/Resolucao_5294_2020_CONSEPEAprovaoEREnaUFPA.pdf. Acesso em: 04 mar. 2021.

______. Resolução n.º 5.176, de 17 de abril de 2019. Disponível em: ebcache.googleusercontent.com/search?q=cache:J4EhTo86ZnkJ:www.ppc.proeg.ufpa.br/view/_paginas/_downloadAnexoProjeto.php%3Fid%3D753%26idProjeto%3D136+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 04 mar. 2021.

______. Nota Oficial. 2020. Disponível em: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimasnoticias2/11452-ufpa-emite-nota-sobre-suspensao-de-atividades-academicas-administrativaspresenciais. Acesso em: 04 mar. 2021.

ZABALZA, Miguel Angel. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Mauad, S., & Freitas, L. G. de . (2021). ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-27. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8318

Número

Sección

Dossiê Temático