ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8318

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia

Resumo

EEssa pesquisa de abordagem qualitativa teve como objetivo investigar os desafios vivenciados por discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, durante a Atividade Curricular de Estágio Supervisionado realizado por meio do Ensino Remoto emergencial (ERE), devido a pandemia da COVID-19. Participaram dessa pesquisa vinte estudantes de duas turmas que ingressaram nos anos 2016 e 2017. As técnicas utilizadas para o levantamento dos dados foram o questionário semiestruturado elaborado na plataforma virtual Google Forms e entrevista via mensagem de áudio do WhatsApp. Os resultados apontam que os estudantes encontram dificuldades no acesso à internet, no uso das plataformas digitais e na interação com os indivíduos do locus de estágio. No entanto, essas barreiras foram gradativamente superadas e os estágios contribuíram de forma significativa para a construção de novos saberes docentes e práticas pedagógicas significativas. 

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Biografia do Autor

Samara Mauad, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Com experiência na tecitura de escolas comunitárias, atuando com os temas: educação popular e educação de jovens e adultos (EJA).

 

Léia Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2019) e professora da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, atua nas áreas de Estágio Supervisionado em ambientes escolares e não escolares. Tem experiencia na área dos estudos da infância e na Educação Infantil, atuando principalmente, nos seguintes temas: educação, práticas educativas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente (GEPIAFD). Coordenadora de Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação/UFPA/Campus Universitário de Altamira.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Mauad, S., & Freitas, L. G. de . (2021). ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-27. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8318

Edição

Seção

Dossiê Temático