ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UFJF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8532Palabras clave:
Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Matemática, SociologiaResumen
A pandemia e o isolamento causado pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) provocou o fechamento das escolas no início de 2020. Com isso, professores e formadores de professores tiveram que repensar suas práticas para atuar em um novo ambiente em aulas remotas. O objetivo deste artigo é discutir e apresentar desafios e aprendizagens de professores, licenciandos e docentes da universidade, para a realização do estágio supervisionado em Matemática e Sociologia durante o ensino remoto na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em que se apresentou o que propuseram o Conselho Nacional de Educação e os órgãos da UFJF para a realização dos estágios nesse período. Além disso, apresentam-se alguns aspectos levantados pelos orientadores de estágio, pelos supervisores de estágio e pelos licenciandos de Matemática e de Sociologia. Realizar os estágios nesse novo formato foi um grande desafio para todos os envolvidos e sugiram dúvidas, inseguranças e medos, mas também foram momentos de muitas aprendizagens, pois compôs-se um espaço formativo para os licenciandos, que poderão ter que atuar nessa modalidade de ensino depois de formados.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5 aprovada em 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a Reorganização do Calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19, 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman &view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB). Brasília: MEC, 2005. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 10 fev. 2021.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
HAMMERNESS, Karen et al. How teachers learn and develop. In: DARLING-HAMMOND, Linda; BRANSFORD, John (Org.). Preparing teachers for a changing world: what teachers should learn and be able to do. United States of America: Jossey-Bass, 2005. p. 358-389.
LORTIE, Dan C. Schoolteacher: a sociological study. Chicago: The University of Chicago Press, 2002.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEDEIROS, Emerson A.; FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar H. A. Professores orientadores dos estágios supervisionados das licenciaturas no Brasil: análise de teses nacionais 2014-2018. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v.16, n. 43, p. 29-50, 2020. Disponível em: < https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6777/5218>. Acesso em: 11 jun. 2021.
NÓVOA, Antonio; ALVIM, Yara. Nothing is new, but everything has changed: A viewpoint on the future school. Prospects, n. 49, p. 35-41, 2020.
PASSOS, Cármen L. B. et al. O estágio supervisionado na licenciatura em matemática da UFSCar: quem ensina e quem aprende nesse contexto? Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 4, p. 51-68, 2011.
PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 93-114.
PICONEZ, Stela C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: ______. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-38.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
RODRIGUES, Maria A. N. Estágio supervisionado e formação de professor: uma reflexão sobre integração teoria e prática. #Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 4, n. 2, p. 1-13, 2015.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.77-91.
_______. El profesional reflexivo: como piensan los profesionales cuando actúan. Tradução de José Bayo. Barcelona: Ediciones Paidos Ibérica, 1998.
SOUZA, Ester M. F.; FERREIRA, Lúcia G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19, 2020. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290>. Acesso em: 11 junho 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF. Resolução 33/2020, de 14 de agosto de 2020. Regulamenta a realização do ensino remoto emergencial (ERE) nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora, em caráter excepcional, seguindo as orientações de proteção à saúde no contexto de pandemia do coronavírus, 2020a. Disponível em: < https://www.ufjf.br/administracaogv/files/2020/08/ Resolução_33.2020_ERE_Assinada_SEI.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF. Resolução 64/2020, de 30 de novembro de 2020. Aprova a alteração da Resolução 33.2020 do Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que regulamenta a realização do ensino remoto emergencial (ERE) nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora, em caráter excepcional, seguindo as orientações de proteção à saúde no contexto de pandemia do coronavírus, 2020b. Disponível em: < https://www2.ufjf.br/consu/wp-content/uploads/sites/33/2020/11/Resolução-64.2020_Assinada-SEI.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2021.
VEIGA, Ilma P. A.; SILVA, Edileuza F. (Org.). A escola mudou. Que mude a formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.