ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O (IM)POSSÍVEL E O INÉDITO O VIÁVEL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8534

Palabras clave:

Práctica Supervisada. Ensino Remoto Emergencial. Formación de Profesores. Imposible de educar. Inéditoviable., Práctica Supervisada, Ensino Remoto Emergencial, Formación de professores, Imposible de educar, Inédito viable

Resumen

Este trabajo presenta una sección de análisis de una investigación en curso, en la que estudio las experiencias de estudiantes de pregrado en la práctica supervisada de un curso de formación de profesores de inglés durante la implementación de la Educación Remota de Emergencia en una Universidad Pública de Minas Gerais. Busco refletir sobre cómo la institución, docentes y estudiantes de pregrado construyeron soluciones para viabilizar la práctica supervisada a distancia durante la pandemia de COVID-19, a la luz de un posible diálogo entre las nociones freireanas de situación-límite y inédito viable y la teoria psicanalítica freudo-lacanianda com los conceptos de castración, real e imposible. La articulación teórica con la observación de los datos generados en el contexto investigado sugiere que la acción colectiva, con énfasis en los docentes de las disciplinas de practica supervisada, posibilitó la práctica a distancia, aunque con importantes limitaciones, destacando nuestra castración e la falla educativa constitucional. El reconocimiento de la pandemia como un signo de imposibilidad y no de impotencia, propició el surgimiento de lo inédito viable, lo que resultó en la construcción de alternativas de acción para contextos específicos de practica supervisada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lígia Cristina Domingos Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Graduação em Letras, modalidade Licenciatura, habilitação em Língua Inglesa (2016), pela mesma Universidade. Possui pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (2015), Mestrado em Linguística Aplicada, na área de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFMG (2019) e atualmente cursa Doutorado em Linguística Aplicada na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFMG. Membro do NECLLE - Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (2019-2020).

Citas

ALEGRETTI, L. Sem emprego nem auxílio: o Brasil que enfrentará a fome na contramão da recuperação do PIB. BBC News Brasil. 16 dez. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55316854. Acesso em: 29 mar. 2021.

BOZKURT, A.; SHARMA, R. C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n.1, Editorial, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 21 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 05/2020, de 28 de abril de 2020b. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020a. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020c. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. 2021. Coronavirus. Painel Coronavirus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 30 abr. 2021.

BRASIL. Presidência da República. LDB. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 21 fev. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The discipline and practice of Qualitative Research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The SAGE handbook of qualitative research. 3 ed. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2005.

DUNKER, C. I. L. A Arte da Quarentena para Principiantes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020. E-book (não paginado).

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 65 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREUD, S. Algumas Consequências Psíquicas da Diferença Anatômica entre os Sexos. (1925a). In: Obras Completas. São Paulo: Cia das Letras, 2011, v. 16. E-book (não paginado).

______. Análise Finita e Infinita (1937). In: FREUD, S. Fundamentos da clínica psicanalítica. Obras Incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. 6. E-book (não paginado).

______. A Organização Genital Infantil (1923). In: FREUD, S. Obras Completas. São Paulo: Cia das Letras, 2011, v. 16. E-book (não paginado).

______. Introdução e conclusão de um debate sobre o suicídio (1910). In: FREUD, S. Obras Completas. São Paulo: Cia das Letras, 2013, v. 9. E-book (não paginado).

______. O mal-estar na civilização (1930). In: FREUD, S. Obras Completas. São Paulo: Cia das Letras, 2010, v. 18. E-book (não paginado).

______. Prefácio à “Juventude Desorientada” de Aichhorn (1925b). In: FREUD, S. Obras Completas. São Paulo: Cia das Letras, 2011, v. 16. E-book (não paginado).

______. Sobre as Teorias Sexuais Infantis (1908). In: FREUD, S. Obras Completas. São Paulo: Cia das Letras, 2015, v. 8. E-book (não paginado).

______. Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade (1905). In: FREUD, S. Obras Completas. São Paulo: Cia das Letras, 2017, v. 7. E-book (não paginado).

GARCIA, R.; ALFANO, B. Brasil só tem doses garantidas para vacinar 65% da população. O GLOBO, 06 mar. 2021. Sociedade. Vacina. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/vacina/brasil-so-tem-doses-garantidas-para-vacinar-65-da-populacao-24912790. Acesso em: 27 mar. 2021.

GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S. de; ALMEIDA, W. A. de. Estágio com Pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015. E-book (não paginado).

GOLDEN, C. Remote teaching: The glass half-full. EDUCAUSE Review. 23 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/blogs/2020/3/remote-teaching-the-glass-half-full. Acesso em: 20 fev. 2021.

HEATH, K. The classical definition of a pandemic is not elusive. Bulletin World Health Organization, v. 89, n. 7, 540-541, 2011. doi: 10.2471/BLT.11.088815.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The Difference Between

Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning. Acesso em: 20 fev. 2021.

JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. Coronavirus Resource Center. COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU). 2021. Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html. Acesso em: 25 mar. 2021.

JUCÁ, J.; CATACCI, M. Brasil ultrapassa 300 mil mortes por Covid-19. CNN BRASIL. 24 mar. 2021. Saúde. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/03/24/brasil-ultrapassa-300-mil-mortes-por-covid-19. Acesso em: 27 mar. 2021.

LACAN, J. O Seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio Janeiro: Zahar, 1992.

LACAN, J. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

LAJONQUIÉRE, L. Educação, Religião e Cientificismo. In: AQUINO, J. G.; REGO, T. C. (Org.). Freud Pensa a Educação: O desejo de saber. Coleção Biblioteca do Professor. São Paulo: Editora Segmento, 2014. E-book (não paginado).

LIBERALI, F. C.; FUGA, V. P.; DIEGUES, U. C. C.; CARVALHO, M. P. (Ed.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

LOWY INSTITUTE. Covid Performance Index. Deconstructing Pandemic Responses. 2021. Disponível em: https://interactives.lowyinstitute.org/features/covid-performance/#methodology. Acesso em: 25 mar. 2021.

MBEMBE, A. Necropolitics. Durham: Duke University Press, 2019.

MINAS GERAIS. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE nº 475, de 14 de julho de 2020a. Dispõe sobre a substituição das aulas e/ou atividades práticas de estágio obrigatório presenciais por aulas e/ou atividades remotas, enquanto durar a situação de pandemia do COVID-19, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/stories/2020/INSPECAO_ESCOLAR/RESOLU%C3%87%C3%83O_CEE_N%C2%BA_475_DE_14_DE_JULHO_DE_2020_Est%C3%A1gio_curso_t%C3%A9cnico.pdf. Acesso em 20 jan. 2021.

______. Secretaria de Estado de Educação. Planos de Estudos Tutorados 2020b. Disponível em: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets. Acesso em 20 fev. 2021.

______. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE nº 4310, de 22 de abril de 2020c. Dispõe sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, e institui o Regime Especial de Teletrabalho nas Escolas Estaduais da Rede Pública de Educação Básica e de Educação Profissional, em decorrência da pandemia Coronavírus (COVID-19), para cumprimento da carga horária mínima exigida. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id=24729-resolucao-see-n-4310-2020?layout=print. Acesso em: 31 mar. 2021.

NASIO, J. D. Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

NEVES, M. S. Observações orais proferidas pela professora em sessão de orientação de doutorado realizada por videoconferência em 10 abr. 2021.

NICOLAV, V. Três novas cepas identificadas no Brasil são mais potentes e transmissíveis. BDF - Brasil de Fato. Saúde. COVID-19. 19 mar. 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/03/19/tres-novas-cepas-identificadas-no-brasil-sao-mais-potentes-e-transmissiveis. Acesso em: 27 mar. 2021.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Folha informativa sobre COVID-19. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 19 abr. 2021.

PEREIRA, M. R. Os Profissionais do Impossível. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 485-499, abr./jun. 2013

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? São Paulo: Cortez Editora, 2012.

RODRIGUES, A. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, Jun, 2020. Disponível em:

http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso em: 22 ago. 2020.

SCHUELER, P. O que é uma pandemia. FIOCRUZ. Notícias e Artigos. 14 out. 2020. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763-o-que-e-uma-pandemia. Acesso em: 21 fev. 2021.

SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020.

TELLES, J. A. “É pesquisa, é? Ah, não quero não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Língua e Ensino, v. 5, n. 2, 2002. p. 91-116.

WHITTLE, C.; TIWARI, S.; YAN, S.; WILLIAMS, J. Emergency remote teaching environment: a conceptual framework for responsive online teaching in crises. Information and Learning Sciences, v. 121, n. 5/6, 2020, p. 311-319. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/ILS-04-2020-0099/full/pdf?title=emergency-remote-teaching-environment-a-conceptual-framework-for-responsive-online-teaching-in-crises. Acesso em: 26 fev. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Director General. Speeches. Detail. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19. Mar., 11th, 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 25 mar. 2021.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Araújo, L. C. D. (2021). ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O (IM)POSSÍVEL E O INÉDITO O VIÁVEL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-28. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8534

Número

Sección

Dossiê Temático