PESQUISA COM CRIANÇAS: AUTORES E ATORES DA SUA HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9584

Palavras-chave:

Infância, Pesquisa, Metodologia

Resumo

Esta investigação propôs uma reflexão teórica da participação da criança em pesquisas a partir de concepções que a consideram como autora desse processo, bem como a apresentação de um estudo do olhar desse participante em relação a sua condição de não aprendente de conteúdos escolares. A abordagem qualitativa descritiva, na forma de estudo de caso, teve como participantes quatro crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal e sua respectiva professora. Os instrumentos utilizados foram a autoscopia com registro de videogravação e a entrevista semiestruturada. Os dados indicaram que a visão de si das crianças refletiram insegurança, sentimentos de vergonha, de raiva e de tristeza em relação às ameaças de punição e de expulsão à violência psicológica e até mesmo física que sofreram; à desconsideração ao seu saber e ao seu conhecimento, às faltas de acolhimento e de reconhecimento e à ausência de escuta que as acompanharam cotidianamente nessa relação. Certamente, elas incorporaram a noção de que não aprendem a partir de experiências onde outros dizem sobre ela. Por fim, percebemos nesse processo que a visão sobre ela não atenta para a própria fala sobre si e sua condição de autoria na produção dessa significação.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Ferraz, R. de C. S. N. (2021). PESQUISA COM CRIANÇAS: AUTORES E ATORES DA SUA HISTÓRIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9584

Edição

Seção

Artigos