DESAFIOS NA PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11123

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Aprendizagem, Desafios da prática educativa

Resumo

A educação atual estabelece uma quebra de paradigmas para efetivar a inclusão de alunos da Educação Especial no ensino regular na perspectiva da Educação Inclusiva. Esse processo é desafiador para a escola e para os professores que têm alunos com deficiência. A pesquisa objetivou investigar quais as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores nos Anos Finais do Ensino Fundamental com relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Utilizou-se a metodologia qualitativa de caráter exploratório com aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, são evidenciados os estudos de Mantoan (2003), Pletsch e Glat (2012), Oliveira (2017), Michel, (2005), Gil (1999), entre outros. Os resultados apontam que, apesar da necessidade de incluir os alunos com deficiência intelectual no ensino regular, os professores enfrentam dificuldades, como a ausência de formação voltada à inclusão, o processo de inclusão, conhecer os alunos de forma integral, escassez de recursos tecnológicos e a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Portanto, faz-se necessário um diálogo a respeito da escola inclusiva atual na busca de uma escola instrumentalizada, de um corpo docente preparado com linguagem, conceitos, valores e perspectiva do ensino no presente.

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Biografia do Autor

Juanice Pereira Santos, Universidade de Brasília

Professora da Carreira Magistério Público da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal - SEEDF, desde 1999, componente curricular Biologia. Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (1997). Possui especialização em Educação Ambiental.

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto , UnB - Universidade de Brasília / UaB - Universidade Aberta do Brasil

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2ª Graduação em Pedagogia (Facibra-Paraná), Especialista em Gestão Educacional (Faculdade Apogeu), professor da Educação Básica desde 2008, tutor na Universidade Aberta do Brasil (UaB- UnB) desde 2020.

Maria Solange Melo de Sousa, UnB - Universidade de Brasília / UaB - Universidade Aberta do Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Produção do Espaço Urbano, Rural e Regional, também pela UnB, é especialista em EaD e graduada em Geografia. Professora aposentada da Secretaria de Educação do Distrito Federal e atua como professora colaboradora da UAB/UnB.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Santos, J. P., Luz Neto , D. R. S., & Sousa, M. S. M. de. (2022). DESAFIOS NA PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11123

Edição

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Artigos