A teoria e a prática de Paulo Freire: um paradigma contra-hegemônico para o processo de construção da leitura e da escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.11586

Palavras-chave:

EJA, Alfabetização, Método Paulo Freire, Leitura, Escrita

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo realizado sobre a teoria e prática de Paulo Freire pensando o processo de construção da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos enquanto um paradigma contra-hegemônico. Neste estudo, objetiva-se investigar as teorias de Paulo Freire como fundamentos metodológicos para a aquisição da leitura e da escrita. O aporte teórico está ancorado principalmente nas teorias Feirianas, com base nas obras: Pedagogia do Oprimido (1987); Conscientização (1980), entre outras obras que colaboraram para o embasamento deste trabalho, assim como outros autores que pesquisam, discutem e problematizam a temática em pauta. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como qualitativo-descritiva (Minayo, 2002; Gil, 2008) e igualmente militante (Jaumont; Varella, 2016), tendo como campo empírico uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa-BA. Para a produção dos dados utilizou-se de entrevista semiestruturada com estudantes e questionário aberto, por meio da plataforma Google Forms, com docentes, tendo a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) como aporte para o tratamento dos dados. O estudo revela que é urgente refletir sobre o legado de Paulo Freire e seu método de alfabetização revolucionário, uma vez que esta pesquisa ressalta as ricas contribuições do autor para o processo de construção da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Rogério Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestrando em educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Maria Eurácia Barreto de Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Doutora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Cento de Formação de Professores (CFP). Pesquisadora e líder do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, vinculada ao Programa de Extensão Tecelendo (UFRB/CFP).

Referências

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Santos, R. O. dos ., & Andrade, M. E. B. de. (2024). A teoria e a prática de Paulo Freire: um paradigma contra-hegemônico para o processo de construção da leitura e da escrita. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.11586