Química forense: uma proposta para construção de oficinas didáticas para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14012Palavras-chave:
química forense, oficinas, temáticaResumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo aplicada aos alunos do 2̊ e 3̊ ano do ensino médio, do Colégio da Polícia Militar (CPM) Professor Poeta Luís Neves Cotrim na cidade de Jequié-BA, pelos bolsistas da CAPES, inclusos no programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Este artigo foi desenvolvido após à aplicação de atividades elaboradas pelos bolsistas do PIBID sobre a química forense e algumas técnicas que são desenvolvidas pelos peritos em seu local de trabalho. A realização dessas oficinas possibilitou a aplicação de um questionário de sondagem feito com 9 (nove) perguntas entre abertas e fechadas, o qual teve como principal objetivo analisar de que forma os assuntos relacionados à química forense contribuíram para o aprendizado dos alunos durante o ensino médio. Assim, após a realização das oficinas que foram divididas em 3 (três) momentos, este questionário foi aplicado para certificar quais conhecimentos os alunos conseguiram adquirir ao decorrer das atividades, onde conclui-se que a química forense é uma excelente proposta de oficinas didáticas. A partir da análise do questionário que foi aplicado aos alunos, pode-se verificar os pontos positivos da temática abordada. A química forense tornou-se uma ferramenta auxiliadora para contextualizar os conteúdos que são frequentemente vistos em sala de aula. Além disso, o incentivo que a mesma proporciona favorece na compressão de situações recorrentes e que podem ser discutidas durante os conteúdos da disciplina.
Downloads
Referências
Bourdieu, P. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
FARIAS, R. F. Introdução à Química Forense. 3. ed. Revisada. Campinas: Átomo, 2010
MIRANDA, A. C. et al. “Química a favor da justiça”: A contextualização do ensino de Química a partir de uma abordagem forense. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 33., 2013, Ijuí, RS. Anais [...]. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2013. p. 1-8.
MARCELINO, J. et al. Perfumes e essências: a utilização de um vídeo na abordagem das funções orgânicas. Química Nova na Escola, v. 19, n. 1, p. 15-18, 2004.
MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Revista em Extensão, v. 7, n. 1, 2008.
NUNES, A. S.; ADORNI, D. S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: ENCONTRO DIALÓGICO TRANSDISCIPLINAR - ENDITRANS, 2010, Vitória da Conquista, BA. Anais [...]. v. 86. Vitória da Conquista, BA: UESB, 2010. p. 1-7.
SEBASTIANY, A. P.; PIZZATO, M. C.; DEL PINO, J. C.; SALGADO, T.D.M. A utilização da Ciência Forense e da Investigação Criminal como estratégia didática na compreensão de conceitos científicos. Educación química, v. 24, n. 1, p. 49-56, 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.