Química forense: uma proposta para construção de oficinas didáticas para o ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14012

Palavras-chave:

química forense, oficinas, temática

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo aplicada aos alunos do 2̊ e 3̊ ano do ensino médio, do Colégio da Polícia Militar (CPM) Professor Poeta Luís Neves Cotrim na cidade de Jequié-BA, pelos bolsistas da CAPES, inclusos no programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Este artigo foi desenvolvido após à aplicação de atividades elaboradas pelos bolsistas do PIBID sobre a química forense e algumas técnicas que são desenvolvidas pelos peritos em seu local de trabalho. A realização dessas oficinas possibilitou a aplicação de um questionário de sondagem feito com 9 (nove) perguntas entre abertas e fechadas, o qual teve como principal objetivo analisar de que forma os assuntos relacionados à química forense contribuíram para o aprendizado dos alunos durante o ensino médio. Assim, após a realização das oficinas que foram divididas em 3 (três) momentos, este questionário foi aplicado para certificar quais conhecimentos os alunos conseguiram adquirir ao decorrer das atividades, onde conclui-se que a química forense é uma excelente proposta de oficinas didáticas. A partir da análise do questionário que foi aplicado aos alunos, pode-se verificar os pontos positivos da temática abordada. A química forense tornou-se uma ferramenta auxiliadora para contextualizar os conteúdos que são frequentemente vistos em sala de aula. Além disso, o incentivo que a mesma proporciona favorece na compressão de situações recorrentes e que podem ser discutidas durante os conteúdos da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvania Santos de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Ingressou no curso de Licenciatura em Química na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB em 2021.Integrante parte do Centro Acadêmico de Química 2021-2023.Iniciou sua atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em novembro de 2022.Atualmente é voluntária da Iniciação Científica (IC) na área de síntese Orgânica. Principais áreas de interesse: Química Geral, Química Orgânica e Educação em Química.

Júlia Ellen Barboza das Virgens, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

2 grau completo pela instituição do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (2017- 2019). Graduanda em Química - Licenciatura pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, ingressão em 2021, campús de Jequié. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação docência - PIBID (2022 - 2024), atuando principalmente com a temática Clube de Ciências, utilizando a vivência dos estudantes e dos fatos do seu cotidiano para organizar o conhecimento e promover aprendizagens. Monitora voluntária nas disciplinas Química Orgânica I (2023.2) e Química Inorgânica I (2023.2). Tem interesse pela área da Educação em Química, Bioquímica, Química Geral, Química Inorgânica e Química Orgânica. 

Luis Felipe Santana Aguiar , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

2 grau completo pela instituição do Colégio da Policia Militar Professor Magalhães Neto em Jequié, Bahia (2016- 2018). Graduando em Química – Licenciatura com ingressão em 2019, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Jequié. Monitora remunerada na disciplina Química Orgânica I (2023.2) e Iniciação Cientifica Voluntaria em educação pelo DCHL (2023.1). Tem interesse pela área da Educação em Química, Química Geral, Física e Química Orgânica.

Siméia dos Santos Cerqueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Licenciada em Ciências com Habilitação em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997) e Mestre em Educação Científica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013), onde leciona desde 2003. Lotada no Departamento de Química e Exatas, ministra aulas para o curso de licenciatura em Química, em disciplinas de estágio e ensino de Química. Atua em projetos de pesquisa e extensão, e atualmente coordena o clube de ciências "Ciência Ativa", vinculado ao Laboratório de Divulgação Química - LADIQ, e do qual fazem parte alunos da educação básica ( níveis médio e fundamental), bem como alunos da graduação.Iniciou atividades de doutorado na Universidade Nacional del litoral, na Argentina - "Doctorado en Educación en Ciências Experimentale", em 2017.

Referências

Bourdieu, P. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

FARIAS, R. F. Introdução à Química Forense. 3. ed. Revisada. Campinas: Átomo, 2010

MIRANDA, A. C. et al. “Química a favor da justiça”: A contextualização do ensino de Química a partir de uma abordagem forense. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 33., 2013, Ijuí, RS. Anais [...]. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2013. p. 1-8.

MARCELINO, J. et al. Perfumes e essências: a utilização de um vídeo na abordagem das funções orgânicas. Química Nova na Escola, v. 19, n. 1, p. 15-18, 2004.

MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Revista em Extensão, v. 7, n. 1, 2008.

NUNES, A. S.; ADORNI, D. S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: ENCONTRO DIALÓGICO TRANSDISCIPLINAR - ENDITRANS, 2010, Vitória da Conquista, BA. Anais [...]. v. 86. Vitória da Conquista, BA: UESB, 2010. p. 1-7.

SEBASTIANY, A. P.; PIZZATO, M. C.; DEL PINO, J. C.; SALGADO, T.D.M. A utilização da Ciência Forense e da Investigação Criminal como estratégia didática na compreensão de conceitos científicos. Educación química, v. 24, n. 1, p. 49-56, 2013.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins, 1998.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Oliveira, G. S. de, Virgens, J. E. B. das, Aguiar , L. F. S., & Cerqueira, S. dos S. (2023). Química forense: uma proposta para construção de oficinas didáticas para o ensino médio. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14012