A experiência da aplicação do estudo de caso no olhar dos pibidianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14032

Palavras-chave:

estudo de caso, formação inicial de professores, saberes experenciais, PIBID

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oferece bolsas de iniciação à docência e promove a comunicação entre universidades e escolas, trabalhando para desenvolver atividades educacionais que auxiliem no ensino e na aprendizagem do aluno. O programa antecipa o contato entre futuros docentes e a sala de aula, para que eles vivenciem essa experiência antes mesmo da conclusão do curso. O presente artigo tem por objetivo compreender como a experiência vivenciada pelos bolsistas do PIBID – subprojeto Química – da Universidade Estadual de Santa Cruz durante a aplicação de Estudos de Caso, contribuiu para a formação profissional desses bolsistas. O estudo de caso foi realizado em uma escola estadual, com alunos do terceiro ano do ensino médio. A escola carece de infraestrutura adequada, como laboratórios para as aulas práticas de química, além da falta de materiais que contribuíssem na resolução dos casos. Logo, se faz necessário buscar novas metodologias, inovar e transformar as práticas pedagógicas na educação. Diante disto, foi realizada uma pesquisa através de uma investigação de abordagem qualitativa, que foi desenvolvida com execução de um questionário aplicado com sete pibidianos e analisada por meio de uma Análise Textual Discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Farias Pereira Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licencianda em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Amanda Santos Melo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licencianda em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Indman Ruana Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz no DCEX. Contribuição da autoria: coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto Química da UESC

Referências

BARBOSA, A, R.; JESUS, J. A. A Utilização de Materiais Alternativos em Experimentos Práticos de Química e Sua Relação com o Cotidiano. In: CONGRESSO - ASSOCIAÇÃO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 3., 2009, São Luiz, MA. Anais [...]. São Luiz, MA, 2009.

BRAIBANTE, M. E. F.; WOLMANN, E. M.A. Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, 2012.

CHAER, P. G.; DINIZ, P. R. R. P.; RIBEIRO, P. D. E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Reserch in Education, 2009.

CUNHA, A. M. O; KRASILCHILK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. In: REUNIÃO ANUAL ANPEd, 29., 2000, Caxambu. Anais […]. Caxambu, 2000.

GOODE, W., & HATT, P. Métodos em pesquisa social. São Paulo, SP: Nacional, 1973.

GUIMARÃES, S. É. R. A organização da escola e da sala de aula como determinante da motivação intrínseca e da meta de aprender. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Orgs.). A motivação do aluno: Contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 78- 95.

HENNIG, G. J. Metodologia do Ensino de Ciências. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.

KACHAR, V. Formação Inicial do Professor: A Mudança do “Olhar” Com Relação às Tecnologias da Informação e Comunicação. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 1, dez. 2008.

MASSENA, E. P.; SIQUEIRA, M. P. Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de ciências na perspectiva dos licenciandos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 1, 2016, p. 17-34.

MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 1998.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

NUNES, J. B. C. Aprendendo a ensinar: um estudo desde a perspectiva da socialização docente. ANPED, Caxambu, 2002

PACHECO, D. A Experimentação no Ensino de Ciências. In: ENSINO E CIÊNCIA, 2, São Paulo, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

ROSSI, A. V. O PIBID e a Licenciatura em Química num Contexto Institucional de Pesquisa Química. Destacada: Cenário, 2013.

SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no Ensino de Química. Campinas: Editora Átomo, 2009.

SILVA, L. H. de A.; ZANON, L. B. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. 1. ed. São Paulo: UNIMEP. 2000.

STAKE, R. E. Estudos de caso em pesquisa e avaliação educacional. Educação e seleção, n. 7, p. 5-14, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TERRA, R. Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel). Disponível em: https://www.makerzine.com.br/educacao/teoria-da-aprendizagem-significativa-ausubel.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Silva, A. C. F. P., Melo, A. S., & Lima, I. R. (2023). A experiência da aplicação do estudo de caso no olhar dos pibidianos. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14032