A experiência da aplicação do estudo de caso no olhar dos pibidianos
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14032Palavras-chave:
estudo de caso, formação inicial de professores, saberes experenciais, PIBIDResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oferece bolsas de iniciação à docência e promove a comunicação entre universidades e escolas, trabalhando para desenvolver atividades educacionais que auxiliem no ensino e na aprendizagem do aluno. O programa antecipa o contato entre futuros docentes e a sala de aula, para que eles vivenciem essa experiência antes mesmo da conclusão do curso. O presente artigo tem por objetivo compreender como a experiência vivenciada pelos bolsistas do PIBID – subprojeto Química – da Universidade Estadual de Santa Cruz durante a aplicação de Estudos de Caso, contribuiu para a formação profissional desses bolsistas. O estudo de caso foi realizado em uma escola estadual, com alunos do terceiro ano do ensino médio. A escola carece de infraestrutura adequada, como laboratórios para as aulas práticas de química, além da falta de materiais que contribuíssem na resolução dos casos. Logo, se faz necessário buscar novas metodologias, inovar e transformar as práticas pedagógicas na educação. Diante disto, foi realizada uma pesquisa através de uma investigação de abordagem qualitativa, que foi desenvolvida com execução de um questionário aplicado com sete pibidianos e analisada por meio de uma Análise Textual Discursiva.
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