A RID atualiza suas diretrizes éticas para incluir um tópico relcionado ao uso de IA na produção de manuscritos

2023-05-02

Está se tornando cada vez mais comum a produção de textos por meio de inteligência artificial (IA), o que tem causado muitos questionamentos com implicações para a divulgação do conhecimento científico: alguém que apresente como seu um texto feito por IA estaria cometendo plágio? As informações que a IA utiliza são todas de domínio público ou ferem direitos autorais? Um bot de IA pode ser legalmente responsabilizado pelo texto que produziu?

Tendo em vista essas e outras implicações do uso de IA na produção de artigos científicos, o Conselho Editorial da Revista de Iniciação à Docência decidiu atualizar suas diretrizes éticas para contemplar essa questão.

Para tanto, seguiu as recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics) que, entre outros aspectos, indica que os bots de IA não devem ser permitidos como autores.

Por outro lado, não podemos deixar de reconhecer a enorme importância que as novas tecnologias têm para a produção do conhecimento científico. No entanto, é necessário transparência e rigor no uso dessas ferramentas, assim como de qualquer outra.

Dessa forma, o Conselho Editorial definiu que:

  • A RID não aceita bots de inteligência artificial como coautores de artigos.
  • Os manuscritos apresentados à RID podem ser submetidos a ferramentas para detectar o uso de aplicativos de inteligência artificial. Textos produzidos total ou parcialmente desta forma terão a mesma consideração de plágio.
  • O uso de softwares na busca, seleção, classificação ou resumo de materiais; na organização e análise de dados ou em qualquer outra etapa da produção do conhecimento científico, quando ocorrer, deve ser claramente explicitado no texto.

Conheça as Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação da RID: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/diretrizeseticas