1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio

Autores

  • Ana Luiza de Quadros Luiza de Quadros
  • Adriana Araújo Dutra Rodrigues
  • Carlos Alberto R. Lares
  • Dayse Carvalho da Silva Martins
  • Fernanda Antunes de Almeida Moraes
  • Fernando Henrique Silva de Figueiredo
  • Renata Fonseca Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid.v2i1.2273

Palavras-chave:

Química; Ensino Médio; Engajamento; Ensejos.

Resumo

Os jovens adolescentes que frequentam o Ensino Médio demonstram grande capacidade de engajamento em situações que lhes são atrativas: banda favorita, jogos eletrônicos, time de futebol etc. No entanto, muitos deles demonstram resistência no engajamento com os conteúdos químicos tratados nas escolas. Com o objetivo de entender o que envolve ou poderia envolver os estudantes nas aulas de Química e a percepção de cada um sobre a disciplina, desenvolvemos este trabalho. Aplicamos um instrumento de coleta de dados para quatro turmas de estudantes do Ensino Médio e, por meio da análise, percebemos que os estudantes têm desejos que são compatíveis com a aprendizagem em Química: querem participar mais, querem aulas diversificadas, entre outros desejos. É indicado que nós, professores, assumamos posturas mais voltadas aos anseios dos estudantes conjugando, com isso, a necessária aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Quadros, A. L. de Q. L. de, Rodrigues, A. A. D., Lares, C. A. R., Martins, D. C. da S., Moraes, F. A. de A., Figueiredo, F. H. S. de, & Ferreira, R. F. (2017). 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio. Revista De Iniciação à Docência, 2(1). https://doi.org/10.22481/rid.v2i1.2273