Reflexões sobre políticas públicas educacionais para o campo no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12738

Palavras-chave:

Educação do campo, Políticas Públicas, Plano de Ações Articuladas

Resumo

A presente resenha foi escrita sobre a obra “Reflexões sobre políticas públicas educacionais para o campo no contexto brasileiro” de autoria de Arlete Ramos dos Santos e Cláudio Nunes Pinto, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia, em 2020. A referida obra apresenta os resultados de pesquisas realizadas por membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC), em nível de mestrado, tendo como corpus de análise o Plano de Ações Articuladas (PAR) nos contextos baiano e brasileiro, além de discutir a conjectura da Educação do Campo, o que a torna referência para compreender a conjuntura dessa modalidade de educação nas duas primeiras décadas do século XXI, explicitando contradições marcantes no que tange às políticas educacionais, bem como as ações do empresariado brasileiro, via agronegócio, com a clara intenção de investimento para a privatização do ensino público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Mabel Lauria, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestra em Ensino pelo Pelo Programa de Pós Graduação em Ensino/UESB, Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Servidora pública municipal lotada na Secretaria Municipal de Educação do município de Vitória da Conquista, na Bahia. Atuou como Coordenadora Pedagógica da Educação do Campo na Secretaria Municipal de Educação - SMED - entre os anos de 2009 a 2016, além de exercer a função de Orientadora de Estudos do PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa). Nos anos de 2017 e 2018, esteve na Coordenação Pedagógica dos Círculos Escolares Intermediários, pertencentes à área rural do município. Entre os anos de 2019 e 2020, exerceu a função de Coordenadora Pedagógica do Círculo Escolar Integrado de Capinal. Atualmente, atua na docência no Círculo Escolar Integrado do Pradoso, distrito rural de Vitória da Conquista. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade Gepemdecc/CNPq/UESB e também do grupo Movimentos Sociais, Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos/CNPq/UESB. Possui experiência em Educação do Campo, Classes Multisseriadas, Formação de Professores e Coordenadores, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Letramento.

Referências

SANTOS, Arlete Ramos dos; NUNES, Cláudio Pinto. Reflexões sobre políticas públicas educacionais para o campo no contexto brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2020. 229p.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

LAURIA, S. M. Reflexões sobre políticas públicas educacionais para o campo no contexto brasileiro. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-8, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12738. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12738. Acesso em: 23 jan. 2025.