v. 4 n. 1 (2023): (Jan./jun.) Dossiê: Educação do campo e quilombola: currículo, processos formativos e práticas pedagógicas

					Visualizar v. 4 n. 1 (2023): (Jan./jun.) Dossiê: Educação do campo e quilombola: currículo, processos formativos e práticas pedagógicas

Organizadores do dossiê:

Dr. Benedito G. Eugênio (UESB)

Prof. Ddo. Wesley S. Matos (IFPA)

Publicado: 2023-12-27

Editorial

Dossiê

  • A oralidade como potência no processo de alfabetização: relato de experiência em escola quilombola

    Shirley Cristina Amador Barbosa, Zilene dos Reis Maciel, David Rogerio Santos Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12286
  • Concepções de currículo e a Educação do Campo: uma revisão sistemática da literatura em publicações nacionais

    Giane Souza dos Santos, Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12783
  • Currículo e poder: reflexões sobre os encontros de formação para a Educação do Campo no município de Campina Grande-PB

    Simony Araújo de Morais, Ramonildes Alves Gomes
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12540
  • Educação do Campo: avanços e contradições nas Políticas Públicas à luz do Plano Municipal de Educação

    Vilma Aurea Rodrigues
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12744
  • Função social das Escolas do Campo nos tempos atuais: alguns apontamentos

    Cleonice Matos Amaral, Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12802
  • Juventude quilombola e educação escolar: desafios da Comunidade Quilombola de Macaúbas Palmito

    Monalisa Aparecida do Carmo, Diana Aparecida Costa Azevedo
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12542
  • Narrativas quilombolas e o ensino Teatro: possibilidades artístico-pedagógicas afrorreferenciadas

    Rubens dos Santos Celestino
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12711
  • O que é “formar” docentes do campo na perspectiva decolonial?

    Olga Matias Teles Honorato, Wender Faleiro
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12520
  • Percepções e desafios na Educação de Jovens e Adultos do Campo – olhares sobre currículo integrado em Pernambuco

    Josenilde Lima dos Santos, Odair França de Carvalho
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12529
  • Teoria da reprodução social, educação escolar quilombola e desigualdades socioeducacionais

    Wesley Santos de Matos, Marco Antônio Melo Franco
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.13430

Artigos

  • Concepções de letramento racial nas dissertações e teses: revisão sistemática entre 2017-2022

    Andreia dos Reis Almeida, Benedito Eugenio, Fatima Moraes Garcia
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.13006
  • Coletivo Regina Pinho: Uma experiência organizativa no Assentamento Zumbi dos Palmares, Campos dos Goytacazes, RJ

    Viviane Ramiro da Silva Martins, Paulo Marcelo de Souza
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.13742
  • Processos formativos e fomento das práticas empreendedoras: Comunidade pesqueira do Quilombo de Conceição de Salinas

    Euclides Victorino Silva Afonso, Delson Teixeira, Rubens dos Santos Celestino
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12707
  • Argumento Anarquista da alienação em “A Família Dinossauro”

    Ricardo Cortez Lopes
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12206
  • Formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática de artigos publicados (2015–2021)

    Anne Císera Teixeira de Santana
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12812

Resenhas

  • Reflexões sobre políticas públicas educacionais para o campo no contexto brasileiro

    Shirley Mabel Lauria
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12738