Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 1 (2023): (Jan./jun.) Dossiê: Educação do campo e quilombola: currículo, processos formativos e práticas pedagógicas
v. 4 n. 1 (2023): (Jan./jun.) Dossiê: Educação do campo e quilombola: currículo, processos formativos e práticas pedagógicas
Organizadores do dossiê:
Dr. Benedito G. Eugênio (UESB)
Prof. Ddo. Wesley S. Matos (IFPA)
Publicado:
2023-12-27
Editorial
Editorial
José Valdir Jesus de Santana
1-2
PDF
Dossiê
A oralidade como potência no processo de alfabetização: relato de experiência em escola quilombola
Shirley Cristina Amador Barbosa, Zilene dos Reis Maciel, David Rogerio Santos Silva
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12286
Concepções de currículo e a Educação do Campo: uma revisão sistemática da literatura em publicações nacionais
Giane Souza dos Santos, Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus
1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12783
Currículo e poder: reflexões sobre os encontros de formação para a Educação do Campo no município de Campina Grande-PB
Simony Araújo de Morais, Ramonildes Alves Gomes
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12540
Educação do Campo: avanços e contradições nas Políticas Públicas à luz do Plano Municipal de Educação
Vilma Aurea Rodrigues
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12744
Função social das Escolas do Campo nos tempos atuais: alguns apontamentos
Cleonice Matos Amaral, Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12802
Juventude quilombola e educação escolar: desafios da Comunidade Quilombola de Macaúbas Palmito
Monalisa Aparecida do Carmo, Diana Aparecida Costa Azevedo
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12542
Narrativas quilombolas e o ensino Teatro: possibilidades artístico-pedagógicas afrorreferenciadas
Rubens dos Santos Celestino
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12711
O que é “formar” docentes do campo na perspectiva decolonial?
Olga Matias Teles Honorato, Wender Faleiro
1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12520
Percepções e desafios na Educação de Jovens e Adultos do Campo – olhares sobre currículo integrado em Pernambuco
Josenilde Lima dos Santos, Odair França de Carvalho
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12529
Teoria da reprodução social, educação escolar quilombola e desigualdades socioeducacionais
Wesley Santos de Matos, Marco Antônio Melo Franco
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.13430
Artigos
Concepções de letramento racial nas dissertações e teses: revisão sistemática entre 2017-2022
Andreia dos Reis Almeida, Benedito Eugenio, Fatima Moraes Garcia
1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.13006
Coletivo Regina Pinho: Uma experiência organizativa no Assentamento Zumbi dos Palmares, Campos dos Goytacazes, RJ
Viviane Ramiro da Silva Martins, Paulo Marcelo de Souza
1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.13742
Processos formativos e fomento das práticas empreendedoras: Comunidade pesqueira do Quilombo de Conceição de Salinas
Euclides Victorino Silva Afonso, Delson Teixeira, Rubens dos Santos Celestino
1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12707
Argumento Anarquista da alienação em “A Família Dinossauro”
Ricardo Cortez Lopes
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12206
Formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática de artigos publicados (2015–2021)
Anne Císera Teixeira de Santana
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12812
Resenhas
Reflexões sobre políticas públicas educacionais para o campo no contexto brasileiro
Shirley Mabel Lauria
1-8
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12738
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Template
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Artigos mais lidos
Contribuições da Pedagogia para se pensar as relações de saber e gênero na escola contemporânea
1601
A educação intercultural e os desafios para a escola e docentes do campo
567
Modos e formas de apropriação da escola pelas comunidades remanescentes de quilombo: alguns apontamentos
485
Das relações raciais à educação para as relações étnico-raciais no Brasil: alguns apontamentos
458
Entre o mundo material e o mundo espiritual: magia, religiosidade e catolicismo popular em um município de Minas Gerais
331
Edição Atual