O que é “formar” docentes do campo na perspectiva decolonial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12520

Palavras-chave:

Licenciatura., Formação de professores., Educação do Campo

Resumo

O presente estudo busca dialogar com a literatura expondo nossas compreensões sobre a perspectiva de uma formação decolonial em movimentos formativos, assim, iniciaremos apresentando o conceito de decolonialidade, em seguida relacionaremos com a formação de professores da Educação do Campo, e por fim trataremos da importância de se formar docentes dentro das perspectivas decoloniais. Logo, conclui-se que formar docentes para atuarem nas escolas do campo na perspectiva decolonial, é formar um professor que vai lutar para romper o paradigma da Educação, do conteúdo centrado no colonialismo, para levar aos estudantes diferentes aspectos da Educação, diferentes conhecimentos e culturas que vão permitir a valorização dos povos marginalizados e ainda que os sujeitos aumentem o seu leque de conhecimentos para se tornarem sujeitos sociais, atuantes e políticos para promover a busca da transformação das sociedades.

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Biografia do Autor

Olga Matias Teles Honorato, Universidade Federal de Catalão/UFCAT

Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Catalão. Licenciada em Letras e Pedagogia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC – UFCAT/CNPq. 

Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutor em Educação pela UFU. Pós Doutor em Educação pela PUC-GO. Atualmente é Professor da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás, transição para Universidade Federal de Catalão. Líder - Fundador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC – UFCAT/CNPq.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

HONORATO, O. M. T. .; FALEIRO, W. O que é “formar” docentes do campo na perspectiva decolonial?. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-23, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12520. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12520. Acesso em: 22 jul. 2024.