O que é “formar” docentes do campo na perspectiva decolonial?
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12520Palabras clave:
Licenciatura., Formação de professores., Educação do CampoResumen
O presente estudo busca dialogar com a literatura expondo nossas compreensões sobre a perspectiva de uma formação decolonial em movimentos formativos, assim, iniciaremos apresentando o conceito de decolonialidade, em seguida relacionaremos com a formação de professores da Educação do Campo, e por fim trataremos da importância de se formar docentes dentro das perspectivas decoloniais. Logo, conclui-se que formar docentes para atuarem nas escolas do campo na perspectiva decolonial, é formar um professor que vai lutar para romper o paradigma da Educação, do conteúdo centrado no colonialismo, para levar aos estudantes diferentes aspectos da Educação, diferentes conhecimentos e culturas que vão permitir a valorização dos povos marginalizados e ainda que os sujeitos aumentem o seu leque de conhecimentos para se tornarem sujeitos sociais, atuantes e políticos para promover a busca da transformação das sociedades.
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