Currículo e poder: reflexões sobre os encontros de formação para a Educação do Campo no município de Campina Grande-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12540

Palavras-chave:

Currículo, Educação do campo., Relações de poder.

Resumo

Esse artigo consiste em um exercício de reflexão, a partir de uma agenda de formação para educadores de escolas do campo, que buscou analisar as relações de poder que se expressam pela dimensão da formação com os educadores no município de Campina Grande-PB.  A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, e técnicas de pesquisa como, o diálogo com a bibliografia e registros de observação direta, realizadas durante o exercício da pesquisa para feitura da tese de doutorado que está em andamento. Assim, apresentamos uma descrição dos encontros de formação promovidos pela Secretaria de Educação (SEDUC) de Campina Grande no ano de 2022 para os educadores de escolas do campo refletindo as relações de poder que se expressam pela dimensão do currículo. Nesse artigo trazemos um recorte desses encontros de formação pensando a partir do debate do currículo como poder (SILVA, 2005), dos processos de hierarquia e dominação simbólica (BOURDIEU, 1997) que podem se expressar nas práticas de formação docente, no desafio da construção da interculturalidade crítica (FREIRE, 1987) e do diálogo cultural (MARTINS, 2005) necessários a um currículo que acolhe crenças, ideias, imagens, modos de significação, símbolos e conhecimentos diversos. Ao final, apontamos elementos de regularidade nos encontros formativos que sinalizam para uma tendência monoculturalista de padronização curricular, destacando o foco na exposição e caráter instrumental a partir de oficinas, o estudo e exposição de um modelo como referência a ser seguida, a invisibilidade dos atores envolvidos no processo educativo e os termos novos para práticas já conhecidas que reforçam relações de poder e a posição hierárquica do currículo no cenário analisado.

 

 

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Biografia do Autor

Simony Araújo de Morais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB. Mestre em Educação na área de Políticas Educacionais pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande na área de Políticas e gestão da Educação básica no Brasil (2011). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com o MEC através do programa Escola de Gestores (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2008) com Habilitação em Supervisão Educacional. É Supervisora ​​Educacional da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. É professora da Educação Infantil.

Ramonildes Alves Gomes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora Titular na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (CRBC/EHESS - 2010), pós-doutorado Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2010) na França. Desde 2006 atua como Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Com experiência de pesquisa, orientação (em nível de mestrado e doutorado), tendo se dedicado aos estudos sobre agricultura familiar, novas ruralidades, políticas públicas para o desenvolvimento rural, processos de enquadramento institucional, processos de mudança social no Semiárido nordestino, sistemas agroalimentares e agricultura alternativas; Integra o comitê científico de diversos periódicos; Coordenadora Presidente da Rede de Estudos Rurais (mandatos 2012-2014 e 2018-2021) Membro associada da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS; da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER e da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - Rede PENSSAN.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

MORAIS, S. A. de; GOMES, R. A. Currículo e poder: reflexões sobre os encontros de formação para a Educação do Campo no município de Campina Grande-PB. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-26, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12540. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12540. Acesso em: 22 jul. 2024.