Currículo e poder: reflexões sobre os encontros de formação para a Educação do Campo no município de Campina Grande-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12540

Palavras-chave:

Currículo, Educação do campo., Relações de poder.

Resumo

Esse artigo consiste em um exercício de reflexão, a partir de uma agenda de formação para educadores de escolas do campo, que buscou analisar as relações de poder que se expressam pela dimensão da formação com os educadores no município de Campina Grande-PB.  A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, e técnicas de pesquisa como, o diálogo com a bibliografia e registros de observação direta, realizadas durante o exercício da pesquisa para feitura da tese de doutorado que está em andamento. Assim, apresentamos uma descrição dos encontros de formação promovidos pela Secretaria de Educação (SEDUC) de Campina Grande no ano de 2022 para os educadores de escolas do campo refletindo as relações de poder que se expressam pela dimensão do currículo. Nesse artigo trazemos um recorte desses encontros de formação pensando a partir do debate do currículo como poder (SILVA, 2005), dos processos de hierarquia e dominação simbólica (BOURDIEU, 1997) que podem se expressar nas práticas de formação docente, no desafio da construção da interculturalidade crítica (FREIRE, 1987) e do diálogo cultural (MARTINS, 2005) necessários a um currículo que acolhe crenças, ideias, imagens, modos de significação, símbolos e conhecimentos diversos. Ao final, apontamos elementos de regularidade nos encontros formativos que sinalizam para uma tendência monoculturalista de padronização curricular, destacando o foco na exposição e caráter instrumental a partir de oficinas, o estudo e exposição de um modelo como referência a ser seguida, a invisibilidade dos atores envolvidos no processo educativo e os termos novos para práticas já conhecidas que reforçam relações de poder e a posição hierárquica do currículo no cenário analisado.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simony Araújo de Morais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB. Mestre em Educação na área de Políticas Educacionais pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande na área de Políticas e gestão da Educação básica no Brasil (2011). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com o MEC através do programa Escola de Gestores (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2008) com Habilitação em Supervisão Educacional. É Supervisora ​​Educacional da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. É professora da Educação Infantil.

Ramonildes Alves Gomes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora Titular na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (CRBC/EHESS - 2010), pós-doutorado Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2010) na França. Desde 2006 atua como Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Com experiência de pesquisa, orientação (em nível de mestrado e doutorado), tendo se dedicado aos estudos sobre agricultura familiar, novas ruralidades, políticas públicas para o desenvolvimento rural, processos de enquadramento institucional, processos de mudança social no Semiárido nordestino, sistemas agroalimentares e agricultura alternativas; Integra o comitê científico de diversos periódicos; Coordenadora Presidente da Rede de Estudos Rurais (mandatos 2012-2014 e 2018-2021) Membro associada da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS; da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER e da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - Rede PENSSAN.

Referências

ARROYO, M. G; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1999.

BEZERRA NETO, Luiz. A difícil, mas necessária relação entre os movimentos sociais e a Universidade: “educação e movimentos sociais: práticas pedagógicas, desafios e novos rumos”. In: BEZERRA NETO, Luiz. BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. LEITE NETO, José. Na luta pela terra, a conquista do conhecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

BOURDIEU, Pierre. (2007). A economia dos bens simbólicos (5a ed.). In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, Papirus. 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Escola Ativa: capacitação de professores. Brasília, DF: FUNDESCOLA/MEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos. Brasília: SECADI, 2012.

BRASIL Portaria n. 86, de 1º de Fevereiro de 2013. Institui o Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO. DOU de 04/12/2013 (nº 24, Seção 1, pg.28).

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF: SECAD/MEC, 2002.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file > Acesso em: 10 set. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Projovem Campo – Saberes da terra. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/projovem-campo--saberes-da-terra>. Acesso em: 17 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. PDDE – Campo Programa Dinheiro Direto na Escola. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/par/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/18731-pdde-campo-programa-dinheiro-direto-na-escola>. Acesso em: 17 jun. 2021.

CARNEIRO, M. J. (1998). Ruralidade: novas identidades em construção. In: Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro: CPDA-UFRRJ, n. 11, Out. pp.53-75.

FAVARETO, Arilson. As políticas de desenvolvimento territorial rural no Brasil em perspectiva – uma década de experimentações. Desenvolvimento em debate. v.1, n.2, p.47-63, janeiro–abril e maio–agosto 2010.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Por uma educação básica do campo. In: ARROYO, M. G; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, l987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. 146p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

HAGE, S. M. Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi)seriado de ensino. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 97-113, abr. 2011. Disponível em: < file:///C:/Documents%20and%20Settings/Pc/Meus%20documentos/Downloads/2569-9929-1-PB.pdf.>. Acesso em 30 mai 2013.

MARTINS, José de Souza. Cultura e educação na roça, encontros e desencontros. Revista USP, (64), 28-49, 2005. Disponível em <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i64p28-49>. Acesso em: 18 de set 2020.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Banco Mundial apoiará a Estratégia de Recuperação da Educação no Brasil. Disponível em:< https://brasil.un.org/pt-br/182486-banco-mundial-apoiar%C3%A1-estrat%C3%A9gia-de-recupera%C3%A7%C3%A3o-da-educa%C3%A7%C3%A3o-no-brasil> Acesso em 05 dez 2022.

RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, Roseli Salete et all (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

SILVA, Maria do Socorro. Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação construída ao longo da história. 2004. Disponível em: http://www.contag.org.br/imagens/f299Educacao_do_Campo_e_Desenvolvimento_Sustentavel.pdf . Acesso em 14 de mai de 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TOMMASI, Lívia de. Financiamentos do Banco Mundial no setor educacional brasileiro: Os projetos em fase de implementação. In: TOMMASI, Livia de; WARDE, Miriam; HADDAD, Sérgio. (Org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

WANDERLEY, M. N. B. O mundo rural brasileiro: acesso a bens e serviços e integração campo-cidade. Estud. soc.agric, Rio de Janeiro, vol. 17, no. 1, 2009: 60-85.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

MORAIS, S. A. de; GOMES, R. A. Currículo e poder: reflexões sobre os encontros de formação para a Educação do Campo no município de Campina Grande-PB. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-26, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12540. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12540. Acesso em: 22 dez. 2024.