Educação do Campo: avanços e contradições nas Políticas Públicas à luz do Plano Municipal de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12744

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação do campo, PME

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as atuais políticas públicas constantes no Plano Municipal de Educação de Sebastião Laranjeiras, BA, caracterizando-as quanto ao atendimento das demandas apresentadas pelas comunidades campesinas nos seus processos de escolarização. A abordagem é de caráter qualitativo; em relação ao objetivo é exploratória, cuja técnica é análise documental, por meio do estudo de caso. A pesquisa demonstrou que o Plano Municipal de Educação - PME é uma extensão do Plano Nacional de Educação - PNE, que pouco faz referência à educação campesina. Assim, todas as propostas são de caráter urbano e hegemônico. As políticas públicas neste caso, não são postas para atender as especificidades e necessidades do campo, mas para a reprodução do capital inteiramente urbano. Embora, em alguns aspectos sugere políticas de reconhecimento sociocultural dos estudantes, em contrapartida, fomenta a nucleação das escolas do campo, desfazendo assim, qualquer ideia que se remeta à política pública em benefício dos sujeitos do campo e de suas demandas educativas.

 

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Biografia do Autor

Vilma Aurea Rodrigues, Centro Universitário UNIFG - Guanambi-BA

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Normal Superior - Licenciatura Plena - pela Universidade Estadual de Montes Claros e graduada em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos. Especialista em Alfabetização pela Universidade Castelo Branco – UCB e Coordenação Pedagógica pela FACUMINAS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão escolar. Membro dos grupos de pesquisa GEPEMDECC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade, do(a) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e GEPER- Grupo de estudos Legados Africanos, Relações Étnico-Raciais Contemporâneas e Legislação Educacional, do(a) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

RODRIGUES, V. A. . Educação do Campo: avanços e contradições nas Políticas Públicas à luz do Plano Municipal de Educação. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-13, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12744. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12744. Acesso em: 22 jul. 2024.