Educação do Campo: avanços e contradições nas Políticas Públicas à luz do Plano Municipal de Educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12744Palabras clave:
Políticas Públicas, Educação do campo, PMEResumen
O presente artigo objetiva analisar as atuais políticas públicas constantes no Plano Municipal de Educação de Sebastião Laranjeiras, BA, caracterizando-as quanto ao atendimento das demandas apresentadas pelas comunidades campesinas nos seus processos de escolarização. A abordagem é de caráter qualitativo; em relação ao objetivo é exploratória, cuja técnica é análise documental, por meio do estudo de caso. A pesquisa demonstrou que o Plano Municipal de Educação - PME é uma extensão do Plano Nacional de Educação - PNE, que pouco faz referência à educação campesina. Assim, todas as propostas são de caráter urbano e hegemônico. As políticas públicas neste caso, não são postas para atender as especificidades e necessidades do campo, mas para a reprodução do capital inteiramente urbano. Embora, em alguns aspectos sugere políticas de reconhecimento sociocultural dos estudantes, em contrapartida, fomenta a nucleação das escolas do campo, desfazendo assim, qualquer ideia que se remeta à política pública em benefício dos sujeitos do campo e de suas demandas educativas.
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