Processos formativos e fomento das práticas empreendedoras: Comunidade pesqueira do Quilombo de Conceição de Salinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12707

Palavras-chave:

Quilombo de Conceição de Salinas, Empreendedorismo, Arte

Resumo

O presente artigo busca apresentar uma descrição crítica sobre os processos históricos formativos na comunidade pesqueira do Quilombo de Conceição de Salinas, a qual possui características territoriais com técnicas ancestrais que evidenciam as potencialidades empreendedoras do capital natural e vegetal contidos nas práticas identidades da territorialidade local. O eixo central deste artigo consiste em descrever e analisar as relações entre saberes e boas práticas da arte empreendedora contidas nos saberes comunitários. formula-se então iniciativas vivenciadas com base nas demandas concretas deste quilombo. O objetivo principal do artigo é apresentar uma descrição crítica das experiências empreendedoras fundamentadas na história local indicando a ampliação da valorização das atividades vinculadas às práticas fomentadas na territorialidade local

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euclides Victorino Silva Afonso, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB). Graduação em História e em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Especialista em Estudos Africanos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-ALAGOINHAS).

Delson Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB-CAHL). Graduado em Economia pela Faculdades Polifucs. Especialista em Docência da Educação Profissional pelo SENAC São Paulo. Especialista em Educação Empreendedora pela PUC Rio e Sebrae Nacional.

Rubens dos Santos Celestino, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia e Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Ciências da Bahia. Especialista em: Gestão e Coordenação Escolar; Artes e Educação; História e Cultura Afro-Brasileira. É Mestre em Artes pela ProfArtes/UFBA.  Doutorando em Artes Cênicas - PPGAC/UFBA. Doutor Honoris Causa pela Ordem dos Capelães do Brasil. Professor da Educação Básica (anos Iniciais) das Redes Públicas de Ensino das cidades do Salvador e de São Francisco do Conde. 

Referências

AANDRADE, R. G. P. A Educação no Quilombo e os Saberes do Quilombo na Escola. 1 Ed. Curitiba, Editora Appris. 2018.

Boletim informativo Conhecimentos tradicionais de Povos e Comunidades do nordeste do Brasil / Relatório técnico da visita ao Território tradicionalmente ocupado pela Comunidade Pesqueira e Quilombola Conceição de Salinas (Salinas da Margarida - BA) - N. 2 (Jan. 2022/Coord. da pesquisa: Franklin Plessmann de Carvalho, Crus das Almas: EDUFRB, 2022.

GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

INCRA. Regularização de Território quilombola. 2017. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Disponível em:https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/governanca-fundiaria/perguntas_respostas.pdf Acesso: 28.05.2022.

KONDER, Leandro. A construção da proposta pedagógica do SESC Rio. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2000.

KORMAN DIB, Sandra. Desenvolvimento de negócios e carreiras empreendedoras. Brasília, DF: SEBRAE; Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2016. 82p.

LAUFER, Alfredo. Contextos empreendedores. Brasília, DF: SEBRAE; Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2016. 58p.

MAURA, CLÓVIS. História do Negro no Brasileiro. 2 Edição. São Paulo: Editora Ática, 1992.

SACRAMENTO, Elionice Conceição. Da Diáspora Negra ao Território de Terra e Águas: ancestralidade e protagonismo de mulheres na Comunidade Pesqueira e Quilombola Conceição de Salinas-BA. 1. ed. - Curitiba: Appris, 2021.

SANTOS, Valdélio Silva. Rio das rãs à luz da noção de quilombo. Afro-Ásia, nº 23, Centro de Estudos Afro-Orientais - Universidade Federal da Bahia, 1999.

SILVA, M. G. Educação e Luta Política no Quilombo de Conceição das Crioulas. Curitiba: Appris, 2016.

VASCONCELOS, M. A; GARCIA, M.E. Fundamentos da Economia. São Paulo: Saraiva, 1998.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

AFONSO, E. V. S.; TEIXEIRA, D.; CELESTINO, R. dos S. Processos formativos e fomento das práticas empreendedoras: Comunidade pesqueira do Quilombo de Conceição de Salinas. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-16, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12707. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12707. Acesso em: 22 dez. 2024.