Percepções e desafios na Educação de Jovens e Adultos do Campo – olhares sobre currículo integrado em Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12529

Palavras-chave:

Educação do campo, Interdisciplinaridade, Práticas de ensino

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa que investigou a prática educativa de professores/as a partir do conceito de currículo integrado em turmas de Educação de Jovens e Adultos do Campo, em uma escola da rede pública estadual, da cidade de Petrolina/PE, durante o Mestrado em Educação (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco. A metodologia orientou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, os dados colhidos foram refinados pela ótica da análise de conteúdo segundo Bardin (2004). As investigações apontaram que a práxis investigada está fundamentada na proposta de Educação do Campo da rede estadual de PE, cujos princípios encontram-se alicerçados na concepção de currículo integrado, na vivência do planejamento coletivo e reconhecimento do contexto escolar, contudo, apresentam uma compreensão em processo de construção quanto ao entendimento do movimento interdisciplinar na prática, além da necessidade do fortalecimento do processo formativo individual e coletivo.

 

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Biografia do Autor

Josenilde Lima dos Santos, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco - SEE/PE

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia e graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade de Pernambuco - UPE. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE- campus Petrolina-PE). Tem experiência na área de Letras. Atua na área de Formação de Professores de Língua Inglesa e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é efetiva - Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE), da Universidade de Pernambuco

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco-UPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos em prisões, Educação em espaços não escolares e Gestão Educacional. De 2019 - 2021 foi coordenador da área temática Educação no FOPROEX. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE).

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

SANTOS, J. L. dos .; CARVALHO, O. F. de. Percepções e desafios na Educação de Jovens e Adultos do Campo – olhares sobre currículo integrado em Pernambuco. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-25, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12529. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12529. Acesso em: 22 dez. 2024.