Percepções e desafios na Educação de Jovens e Adultos do Campo – olhares sobre currículo integrado em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12529Palavras-chave:
Educação do campo, Interdisciplinaridade, Práticas de ensinoResumo
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa que investigou a prática educativa de professores/as a partir do conceito de currículo integrado em turmas de Educação de Jovens e Adultos do Campo, em uma escola da rede pública estadual, da cidade de Petrolina/PE, durante o Mestrado em Educação (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco. A metodologia orientou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, os dados colhidos foram refinados pela ótica da análise de conteúdo segundo Bardin (2004). As investigações apontaram que a práxis investigada está fundamentada na proposta de Educação do Campo da rede estadual de PE, cujos princípios encontram-se alicerçados na concepção de currículo integrado, na vivência do planejamento coletivo e reconhecimento do contexto escolar, contudo, apresentam uma compreensão em processo de construção quanto ao entendimento do movimento interdisciplinar na prática, além da necessidade do fortalecimento do processo formativo individual e coletivo.
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