Concepções de currículo e a Educação do Campo: uma revisão sistemática da literatura em publicações nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12783

Palavras-chave:

Revisão sistemática de literatura, Educação do campo, Currículo

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de identificar a concepção de currículo presente em artigos que discorrem sobre a Educação do Campo. Optamos por realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) no periódico eletrônico da Revista Brasileira de Educação do Campo e na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para tanto, foi realizado um mapeamento das publicações no intuito de efetuar uma posterior análise para a condução da RSL, assim, foi criado um Protocolo de Estudo específico. A questão de pesquisa que norteou esta investigação consistiu em identificar que concepção de currículo está presente nos artigos publicados sobre escola do campo, na Revista Brasileira de Educação do Campo e na base de dados Scielo Brasil, cujo recorte temporal foi de 2016 a 2021. A análise de dados teve como base a compreensão da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1977). Na procura de resposta para a questão de pesquisa, buscou-se orientar a análise por meio de categorias que foram surgindo durante as leituras e organização dos dados. Constatou-se que existem poucas pesquisas sobre a temática, o que evidencia a necessidades de mais investigações nessa área, por isso, faz-se necessário fortalecer a construção de Projetos Políticos e Pedagógicos com a participação da comunidade escolar nas escolas do campo.

 

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Biografia do Autor

Giane Souza dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Possui graduação em Pedagogia pela UESB. Especialização em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade do Noroeste de Minas- FINOM, Curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo pela Universidade Federal da Bahia. Experiência em Coordenação Pedagógica Escolar por cinco anos. Tem mais de 20 anos de experiência profissional como professora regente nas turmas de primeiros anos do Ensino Fundamental. Atualmente é professor regente em turma da Educação Infantil e do Ensino fundamental I, da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista-BA.

Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora Titular no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atua como docente no Programa de Pós Graduação em Ensino da UESB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores; Práticas Sociais e Processos Educativos; Educação do Campo; Currículos; Movimentos Sociais e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

SANTOS, G. S. dos .; MATEUS, K. A. de O. Concepções de currículo e a Educação do Campo: uma revisão sistemática da literatura em publicações nacionais. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-27, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12783. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12783. Acesso em: 12 nov. 2024.