Concepções de currículo e a Educação do Campo: uma revisão sistemática da literatura em publicações nacionais
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12783Palabras clave:
Revisão sistemática de literatura, Educação do campo, CurrículoResumen
O presente trabalho tem o objetivo de identificar a concepção de currículo presente em artigos que discorrem sobre a Educação do Campo. Optamos por realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) no periódico eletrônico da Revista Brasileira de Educação do Campo e na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para tanto, foi realizado um mapeamento das publicações no intuito de efetuar uma posterior análise para a condução da RSL, assim, foi criado um Protocolo de Estudo específico. A questão de pesquisa que norteou esta investigação consistiu em identificar que concepção de currículo está presente nos artigos publicados sobre escola do campo, na Revista Brasileira de Educação do Campo e na base de dados Scielo Brasil, cujo recorte temporal foi de 2016 a 2021. A análise de dados teve como base a compreensão da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1977). Na procura de resposta para a questão de pesquisa, buscou-se orientar a análise por meio de categorias que foram surgindo durante as leituras e organização dos dados. Constatou-se que existem poucas pesquisas sobre a temática, o que evidencia a necessidades de mais investigações nessa área, por isso, faz-se necessário fortalecer a construção de Projetos Políticos e Pedagógicos com a participação da comunidade escolar nas escolas do campo.
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