Concepções de currículo e a Educação do Campo: uma revisão sistemática da literatura em publicações nacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12783

Palabras clave:

Revisão sistemática de literatura, Educação do campo, Currículo

Resumen

O presente trabalho tem o objetivo de identificar a concepção de currículo presente em artigos que discorrem sobre a Educação do Campo. Optamos por realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) no periódico eletrônico da Revista Brasileira de Educação do Campo e na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para tanto, foi realizado um mapeamento das publicações no intuito de efetuar uma posterior análise para a condução da RSL, assim, foi criado um Protocolo de Estudo específico. A questão de pesquisa que norteou esta investigação consistiu em identificar que concepção de currículo está presente nos artigos publicados sobre escola do campo, na Revista Brasileira de Educação do Campo e na base de dados Scielo Brasil, cujo recorte temporal foi de 2016 a 2021. A análise de dados teve como base a compreensão da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1977). Na procura de resposta para a questão de pesquisa, buscou-se orientar a análise por meio de categorias que foram surgindo durante as leituras e organização dos dados. Constatou-se que existem poucas pesquisas sobre a temática, o que evidencia a necessidades de mais investigações nessa área, por isso, faz-se necessário fortalecer a construção de Projetos Políticos e Pedagógicos com a participação da comunidade escolar nas escolas do campo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giane Souza dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Possui graduação em Pedagogia pela UESB. Especialização em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade do Noroeste de Minas- FINOM, Curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo pela Universidade Federal da Bahia. Experiência em Coordenação Pedagógica Escolar por cinco anos. Tem mais de 20 anos de experiência profissional como professora regente nas turmas de primeiros anos do Ensino Fundamental. Atualmente é professor regente em turma da Educação Infantil e do Ensino fundamental I, da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista-BA.

Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora Titular no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atua como docente no Programa de Pós Graduação em Ensino da UESB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores; Práticas Sociais e Processos Educativos; Educação do Campo; Currículos; Movimentos Sociais e Educação de Jovens e Adultos.

Citas

BRASIL. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 32. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf. Acesso em: 12 de jun. de 2023.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file. Acesso em: 12 de jun. de 2023.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. Currículo sem fronteiras, v. 3, n. 1, p. 60-81, 2003.

CARVALHO, O. F. de; SANTOS, J. L. A proposta pedagógica de Educação do Campo no estado de Pernambuco: diálogos entre Educação do Campo, currículo integrado e interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 6, p. e10822-e10822, 2021.

CONCEIÇÃO, S. da; BRITO, P. F. A Educação Física como componente curricular de uma escola do campo do município Jitaúna/Bahia. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 3, n. 2, p. 433-450, 2018.

CORDEIRO, A. M.; OLIVEIRA, G. M.; RENTERÍA, J. M.; GUIMARÃES, C. A. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 34(6): p. 428-31, 2007.

FERNANDES, B. M. Por uma educação do campo. In: ARROYO, M. G., FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Coleção por uma educação do campo; n. 2. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por uma Educação Básica do Campo”, 1999. p. 53-70.

FONEC. Carta-Manifesto 20 anos da Educação do Campo e do PRONERA. Brasília, DF: junho/2018.

FURTADO, L. S.; CARMO, E. S. Os saberes silenciados pelo currículo: a epistemologia e o currículo na Educação do Campo. Revista Espaço do Currículo, v. 14, n. 2, p. 1-8, 2021. ISSN1983-1579.

GALVÃO, M. C. B. RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, 2019.

LACERDA, C. C.; SEPEL, L. M. N. Percepções de professores da Educação Básica sobre as teorias do currículo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e197016, 2019.

MATOS, C. C. de; ROCHA, G. O. R. da. O currículo da educação do campo no contexto das legislações nacionais. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e4582-e4582, 2020.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p. 01-48, 2007.

MUNARIM, A. Movimento Nacional de Educação do Campo: uma trajetória em construção. GT-03: Movimentos Sociais e Educação. Anais da 37a Reunião Científica da ANPEd. Natal – RN outubro de 2011. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt03-4244-int.pdf Acesso em: 12 de jun. de 2023.

PASUCH, J.; FRANCO, C. P. O currículo narrativo na educação infantil das crianças do campo: reflexões para um diálogo pedagógico. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 103, p. 377-392, set.-dez., 2017.

PORTO, I. et al. As impressões dos sujeitos da Escola Municipal Boa Esperança Sorriso–MT: sobre o processo educativo e o currículo das escolas do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, n. 1, p. 147-170, 2016.

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. Foco e Escopo da Revista. Periódicos. Universidade Federal do Tocantins. Tocantinópolis, TO, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br › periodicos › index.php. Acesso em: 12 de jun. de 2023.

RIBEIRO, L. M. L.; SANTOS, A. R. dos. Currículo e Pedagogia da Alternância: a experiência da Escola da Floresta em Rio Branco, Acre. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. e7312-e7312, 2019.

RODRIGUES, A. C. L. Conhecendo a pedagogia da alternância. Instituto Federal do Maranhão. Campus São Luís Monte Castelo. Programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica, 2020.

SILVA, C. da. Plano de formação, letramento e práticas educativas na pedagogia da alternância. Educação e Pesquisa, v. 46, 2020.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Publicado

2023-12-27

Cómo citar

SANTOS, G. S. dos .; MATEUS, K. A. de O. Concepções de currículo e a Educação do Campo: uma revisão sistemática da literatura em publicações nacionais. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-27, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12783. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12783. Acesso em: 22 dic. 2024.